O carpaccio de abacaxi pode ser servido com sorvete. A receita original fala em sorvete de mousse de limão. Matilde resolveu testar umas receitas de sorvete de gengibre, que ela já tinha a algum tempo. Como já contei no post "Correção", de 11 de fevereiro, ela testou logo duas. Como eu gostei mais de uma e o Mário, de outra, ela misturou as duas. Isso mesmo, depois de prontas, mas ainda não totalmente congeladas, ela misturou as duas num só pote e, então, levou ao freezer. Deu muito certo.
Pessoalmente, eu prefiro o carpaccio com o sorvete de limão. A infusão deste já leva gengibre. A coisa fica um tanto sem contraste. Mas, sem dúvida alguma, o sorvete de gengibre sozinho é muito bom.
Abaixo eu coloco as duas receitas que Matilde utilizou, assim cada um pode fazer as mesmas provas que nós fizemos. Bom apetite!
Sorvete de gengibre 1
1 litro de leite
1 litro de leite
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de creme de leite
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de gengibre fresco (sem pele e ralado)
1 colher (chá) de essência de baunilha
Ferva o leite e reserve. Bata as gemas, o leite condensado, o gengibre e a gelatina. Coloque um pouco de leite, misture bem, despeje numa panela. Coloque o restante do leite e leve ao fogo alto, mexendo até engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite e deixe esfriar. Coloque em uma tigela, cubra com filme-plástico e leve ao congelador até ficar firme. Corte o sorvete em pedaços e bata novamente no liquidificador até formar um creme. Deixe no congelador por 40 minutos antes de servir.
Sorvete de Gengibre 2
3 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
5 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 ½ xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
6 gemas
Levar ao fogo uma panela com o gengibre, 1 xícara (chá) de açúcar, o leite e 1 xícara (chá) de água. Cozinhar, mexer até o açúcar dissolver e até começar a ferver. Retirar do fogo, tampar a panela e reservar. Bater as gemas na batedeira por 10 minutos, ou até ficarem quase brancas. Juntar o açúcar restante e bater por mais 5 minutos. Sem parar de bater, adicionar, aos poucos, a calda de gengibre. Transferir a mistura para uma panela, levar ao fogo e cozinhar, sem parar de mexer, até encorpar, mas não deixar ferver. Retirar do fogo.Colocar a gelatina numa tigela refratária e deixar hidratar por 3 minutos. Em seguida, levar ao fogo em banho-maria por 5 minutos, até dissolver. Retirar do fogo e despejar sobre o creme de gengibre. Mexer até ficar homogêneo. Transferir o creme para a tigela da batedeira e cobrir com filme plástico. Levar ao congelador por 4 horas, ou até congelar. Durante as primeiras 2 horas bater o sorvete a cada ½ hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário