Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Gazpacho de Beterraba

Eu já comentei sobre esse Gazpacho em outro post (3º Jantar, 17/3). Só tenho a acrescentar que ficou muito bom mesmo. Até meu marido, que tanto protestou a princípio, acabou concordando que a beterraba se "encaixou" às maravilhas nesta sopa. Eu estava na dúvida se as utilizava cruas ou cozidas. Como não sou muito chegada nela crua...

2 beterrabas grandes cozidas
2 dentes de alho
1/4 cebola picada
1/2 pepino japonês picado
1/2 pimentão picado
Miolo de 1 pão francês ou uma fatia de pão de forma, umedecido em água morna. Utilizei a água do cozimento da beterraba.
Azeite
Vinagre
Água, que baste. De novo, utilizei a água do cozimento da beterraba.
Sal
Coloque todos os ingredientes, menos a água, no liquidificador e bata bem. Passe por uma peneira e coloque numa sopeira grande. Junte a água aos poucos, até chegar numa consistência de sopa não muito rala. Acerte o tempero. Deve haver um equilibrio entre o sal, o doce da própria beterraba e o ácido do vinagre. Refrigere por 3 horas e sirva gelada, acompanhada de cubinhos de tomates, cebolas, pimentões, pepinos e croutons (cubinhos de páo fritos na manteiga).
Eu resolvi usar pimentões amarelos, pelo contraste da cor.

Nenhum comentário: