Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Carpaccio de Abacaxi em Infusão de Hortelã e Coentro


Para mim, esta é a hora mais feliz: a da sobremesa. Sim, eu adoro comida de sal, claro. Mas ela só existe para que possamos apreciar melhor uma boa sobremesa! Sério, tem coisa melhor que um doce bem caprichado para fechar uma grande refeição?


Este carpaccio eu aprendi a fazer com a professora de gastronomia etnica, lá da faculdade. Ela é peruana, mas tem verdadeira paixão pela cozinha tailandesa. E essa paixão passou para mim. Adoro não só comer, mas também preparar pratos dessa riquíssima culinária. Esta sobremesa foi bastante inspirada nessa cozinha.

100g abacaxi cortado em rodelas finíssimas
30ml água
50ml vinho espumante
60g açucar
1/4 maço coentro
1/4 maço hortelã
3 lâminas de gengibre
3g pimenta rosa em grão
raspas de 1 limão

Corte o abacaxi em rodelas bem finas, arrume-as num prato e deixe na geladeira. Uma boa dica é descascar o abacaxi e deixá-lo na parte mais fria da geladeira por alguns minutos antes de cortá-lo. Isso facilita o corte de fatias bem finas.
Leve a água, o vinho, o açucar, o gengibre e a pimenta do reino ao fogo até ferver. Apague o fogo e adicione o coentro e a hortelã e deixe em infusão por 15 minutos, reservando umas folhas para decoração. Bata no liquidificador e passe por uma peneira fina. Leve novamente ao fogo até obter consistência de xarope ralo.
Disponha as rodelas de abcaxi no prato onde serão servidas, coloque a infusão por cima, até cobrir o abacaxi. Sirva com sorvete.

Nenhum comentário: