Páginas

domingo, 22 de março de 2009

Sorvete de Chocolate com Tomilho


Os sorvetes que Matilde preparou ficaram excelentes. Neste aqui, o chocolate predomina, mas, ao final de cada colherada, o tomilho se faz presente de maneira discreta. Muito interessante.

Esta receita de sorvete tem como base a "pâte à bombe" e não o creme inglês, a consistência é diferente, tem uma textura bem leve.

Pâte à bombe
100 ml de água
150 g de açúcar
5 gemas

Colocar a água e o açucar numa panela e cozinhar lentamente para dissolver o açucar, mexendo uma ou duas vezes. Quando a calda estiver transparente, aumente o fogo e coloque um termometro (se tiver, não é obrigatorio). Enquanto isto bata as gemas na velocidade máxima para obter uma misturar palida e cremosa. Deixe ferver a calda de 5 à 7 minutos, até 120°C ( ponto de bala - colocando uma gota da calda num copo de agua, uma bola firme e transparente vai se formar). A calda vai começar a caramelizar ligeiramente nas bordas. Nesta fase retire do fogo e junte às gemas batidas e continue batendo sem parar na velocidade maxima. O creme deve duplicar de volume. Reserve em temperatura ambiente.

250 ml de leite
50 g de açucar
4 raminhos de tomilho fresco
200 g de chocolate 60% de cacau
250 ml de creme fresco
Levar a ferver lentamente o leite com o açucar. Tire do fogo e junte o tomilho. Deixe repousar 20 minutos. Depois deste tempo coe o leite. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque numa saladeira. Esquente o creme fresco até começar a ferver. Despeje sobre o chocolate e misture até que ele esteja bem dissolvido. Junte o leite aromatizado, misture bem. Deixe esfriar.Junte a pâte à bombe ao creme de chocolate e misture bem. Coloque na sorveteira e deixe por 20 minutos mais ou menos. Ou leve ao freezer e quando começar a congelar, retire-o e bata em batedeira até quebrar todos os cristais de gelo, repita a operação algumas vezes, até o sorvete congelar com uma consistência cremosa.

2 comentários:

Máira disse...

Nossaaaa!!
Fiquei com muita água na boca!!
Qual o diferencial que deu esse tomilho?
Abraços,

Máira Senna
(filha do Mario)

Maria Beatrix disse...

Olá Màira.
Que bom vê-la por aqui! Quanto ao tomilho, ficou muito especial. Quando se coloca o sorvete na boca, vc não o percebe de imediato. Mas a medida que ele derrete na lingua vc sente algo diferente. O sabor é sutil, mas é muuuuuito bom.Canta a Matilde que ela faz um pra vc...rs