Páginas

domingo, 22 de março de 2009

Salada de Feijão Manteiga com Frutos do Mar

Muito boa esta salada. Eu pensei que o Mário iria usar feijão fradinho, foi uma surpresa!

500g de feijão manteiga
1 paio cortado em 4 partes
3 folhas de louro
600 g de frutos do mar (2 pacotinhos do "kit para paella" ou camarões, sururus, polvo em pedaços pequenos e aneis de lula)
1/2 cebola branca cortada em brunoise
1 colher de sopa de pasta de alho e cebola
50 ml de vinho branco seco
200 g de bacon cortado em cubinhos
300 g de tomates cerejas, cortados em 4 partes ao comprido
Salsinha e cebolinhas picadas.
Suco de 1 limão

Deixe o feijão de molho na água fria de um dia para o outro. Jogue a água fora e cozinhe-o junto com o paio, as folhas de louro e uma colher de sal, até ficar al dente. Descarte a água, o paio e o louro e deixe o feijão esfriar. Refogue a pasta de alho no azeite, adicione os frutos do mar e o vinho branco. Deixe evaporar o álcool e cuide para que os frutos do mar não passem do ponto de cozimento (cuidado para não ficarem "borrachudos"...). Retire do fogo e deixe esfriar. Frite os cubos de bacon até ficarem torradinhos. Deixe-os escorrendo a gordura em cima de toalhas de papel, até ficarem bem sequinhos. Estando todos ingredientes bem frios, misture, no recipiente onde irá servir a salada, o suco de limão e bastante azeite aos feijões cozidos, juntando a cebola picada, crua. Acrescente os frutos do mar e misture-os também. Corrija o sal e espalhe por cima os cubos de bacon e as fatias de tomates, de maneira a decorar o prato. Enfeite também com a salsinha e a cebolinha picadas. Deixe na geladeira até a hora de servir.

2 comentários:

engenheiro almeida disse...

Oi, Bia! Desta vez você foi rápida no gatilho...Além do blog e das preparações, as fotos também ficaram muito boas! Parabéns ao nosso fotógrafo, agora "oficial"! Esqueci de citar que adicionei o suco de um limão na salada, quando misturei os feijões com o azeite e os frutos do mar. Ainda dá tempo de você editar e corrigir? Abraço, Mario.

Maria Beatrix disse...

Corrigido, ok?