Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mustazzoli


São biscoitinho sicilianos de castanhas e mel. Eu simplesmente adorei este doce. Deliciosos.
A receita está no livro Comidinhas de Rua, de Tom Kime. segui-a quase a risca.
Massa
400g farinha de trigo
100g manteiga sem sal (nunca liguei pra isso, só uso a com sal)
150g açucar cristal
2 ovos
2-4 colh. sopa de leite (usei 3)
Recheio
350g de uma mistura de nozes, amêndoas e pinoles (tudo bem, já viram o preço dos pinoles? fui de castanha do Pará, ate por que tinha um pouco em casa. no mais tudo igual)
140g de mel ( achei meio sem doce, então aumentei o mel aos poucos até que ficou bom pro meu paladar. Quase 200g)
Casca ralada de 1 laranja
1 colh. cha de essência de amêndoas
Açúcar de confeiteiro
Para fazer a massa, misture 85g manteiga com o trigo, com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Junte o açúcar, os ovos e o leite e misture até conseguir uma massa maleável. Cubra e deixe na geladeira por 1 hora.
Pre-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as castanhas numa assadeira e leve ao forno para tostá-las.
Numa panela, coloque o mel e 4 colh. sopa de água. Deixe ferver e acrescente a farinha do recheio, pouco a pouco, até chegar a uma pasta homogênea. Junte as cascas de laranja e a essência de amêndoas. Pique as castanhas grosseiramente e junte-as à mistura. Retire do fogo e cdeixe esfriar.
Tire a massa da geladeira e separe-a em 2 pedaços. Abra o primeiro pedaço e forme um retângulo de cerca de 5cm x 10cm x 0,5 cm de espessura. com ajuda de uma colher, espalhe metade de recheio por toda a superfície da massa e enrole-a como um rocambole. Faça o mesmo com o restante da massa e recheio.
Com o restante da manteiga, unte um pedaço de papel-manteiga do tamanho dos rolinhos. Coloque o papel numa assadeira e, sobre ele, os rocamboles. Corte a massa em fatias e asse por 15-20 minutos, até os enrolados dourarem. deixe esfriar e sirva-os, polvilhadoscom açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário: