Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mini Sanduiches de Carne e Geléia de Pimenta


A idéia veio de uma revista. Mas eu mudei tantas coisas que nem dá pra dizer que usei a receita deles. Este foi o mais simples de todos os meus pratos: Um pãozinho, cortado ao meio, com uma fatia de carne e uma camada de geléia de pimenta e outra de maionese, por dentro e uma rodela de picles de pepino como enfeite. Qual o diferencial, então? Eu fiz meu próprio pão.
A carne pode ser qualquer uma, uma fatia de rosbife, ou de carne assada, ou lombo de porco, ou pernil de porco pu carneiro assado, enfim... Eu usei uma fatia de carne assada (lagarto redondo), temperado com vinho tinto. Nem vou dar receita , não. Cada um tem a sua. Muito fácil.
A geléia de pimenta eu comprei pronta, no supermercado. Mole. O picles de pepino também. Simples assim. Idem para a maionese, claro!
Já o pão... Bom, resolvi fazer uma antiga receita, que sempre fez muito sucesso aqui em casa. Pão de batata-baroa, ou mandioquinha para o pessoal de SP. Sempre assei esse pão numa forma redonda, bem grande, com furo no meio. Dessa vez fiz bolinhas. Deram muito certo. Só acho que poderia te-las feito um pouco menor.
500g mandioquinha descascada e cozida
4 ovos
4 colh. sopa manteiga
2 tabletes fermento p/ pão, dissolvidos em um pouco de água morna
1 lata leite condensado
1 pitada de sal
1kg trigo
1 colh. sopa açucar
Numa vasilha misture todos os ingredientes, menos a farinha de trigo. Deixe descansar 5 minutos. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem, no início com uma colher de pau, depois com as mãos até obter uma massa que desgrude dos dedeos. Sove por uns 30 minutos. Forme bolinhas com 3 cm de diâmetro e coloque-as lado a lado em uma forma grande com furo no meio, untadas e enfarinhadas. Cubra e deixe crescerpor 1:30 hr. Forno quente, 180ºC, pré-aquecido, por +/- 25 minutos ou até dourar.

Nenhum comentário: