Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Daring Bakers' Challenge

O desafio de agosto/ 2009 do DB Challenge foi proposto por Angela do Spoonful of Sugar e por Lorraine, autora do Not Quite Nigella. Elas escolheram o espetacular bolo ou torta Dobos. A receita foi baseada no livro Kaffehaus: Exquisite Desserts from the Classic Caffés of Viena, Budapest and Prague, de Rick Rodger.

Mas o que é uma Dobos Torte? Trata-se de uma torta feita com 5 ou mais camadas de pão de Ló, recheadas com um rico creme amanteigado de chocolate. Por cima deito tudo são colocadas finos triângulos de pão de Ló caramelizado. Consta que esta torta foi criada em 1885 por József C. Dobos, um confeiteiro húngaro, e rapidamente tornou-se famosa por toda a Europa. Esta recita se manteve secreta até a aponsentadoria de Dobos em 1906, quando ele finalmente entregou-a ao Budapest Confectioners' and Gingerbread Makers' Chamber of Industry, algo como um sindicato ou órgão regulador dos confeiteiros de Budapeste.

Pão de Ló ou Bolo Esponja

6 ovos grandes, a temperatura ambiente
1 1/3 xícaras (162g) de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá (5ml) de extrato de baunilha
1 xíc. + 2 colheres de sopa (112g) de farinha de trigo p/ bolos ( ou 95g de farinha comum + 17g de amido de milho)
1 pitada de sal

O bolo esponja pode ser preparado com antecedência e guardado na geladeira de um dia para o outro. As finas camadas devem ser intercaladas com papel manteiga para que não colem umas nas outras.

1.Posicione as grades to forno na sua parte superior. Pre-aqueça o forno a 200ºC
2.Corte seis pedaços de papel manteiga para forar seus tabuleiros.Usando um aro de 23 cm, ou o fundo de uma forma com a mesma medida, desenhe um circulo, bem marcado, num dos lados de cada uma das folhas de papel manteiga (de preferência do lado oposto ao que vc abrirá a massa)
3.Na batedeira, bata as gemas com 2/3 xíc. (81g) de açucar de confeiteiro e com a baunilha em velocidade alta, ate se formarem picos esbranquiçados, por aprox. about 3 minutos.
4.Em outra tigela, bata as claras em neve, também até formarem picos firmes. Aos poucos, vá juntando o restante do açucar, sempre batendo.
5.Usando uma espátula, misture ligeiramente as claras em neve com o creme de gemas, sem usar a batedeira. Misture a farinha e o sal e vá acrescentando ao creme, pouco a pouco, sempre mexendo com a espátula.
6.Ainda usando uma espátula, espalhe cerca de ¾ de xíc de massa em cada uma das folhas de papel manteiga, atentando p/ o círculo desenhado. Asse cada uma dessas camadas do bolo na grade superior do forno, por 5 minutos ou até que as beiradas comecem a dourar. Faça isso com todas as seis camadas do bolo. Depois deixe-os esfriar bem. Com o aro ou uma faca serrilhada, acerte os bolos em círculos perfeitos.Reserve.

Creme de Chocolate

4 ovos grandes, a temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar
110g de chocolate meio amargo bem picado
250g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente

Este creme deve ser preparado com antecedência e levado para gelar.

1.Encha ¼ de uma panela grande com água e leve para ferver.
2. Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar até encorpar e adquirir uma coloração esbranquiçada, por +ou- 5 minutos.
3.Encaixe a tigela com os ovos batidos sobre a panela no fogo, sem que toque na água. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo sempre. Junte o chocolate picado e mexa até que todo o chocolate derreta e se misture aos ovos.
4.Tire do fogo e deixe esfriar totalmente, à temperatura ambiente.Essa mistura deve ficar firme e encorpada.
5.Quando o crème de chocolate já estiver totalmente frio, leve novamente a batedeira e vá juntando a manteiga, 2 colheres de sopa por vez. Leve a geladeiar enquanto vece prepara a cobertura de caramelo.
Nota da Lorraine: certifique-se que a manteiga esteja amolecida, para não dar grumos no creme. O chocolate também deve estar totalmente frio, senão corre-se o risco de o produto final ficar muito liquid e não com a consistência desejada, que é a de um creme firme e aveludado.

Cobertura de Caramelo

1 xícara (200g) de açucar
12 colheres de sopa (180g) água
8 colheres de chá (40ml) de suco de limão
1 colher de sopa de óleo de girassol

1.Escolha a rodela de bolo que estiver mais bonita. Separe-a para usar na cobertura. Peque um tabuleiro e forre-o com papel manteiga e unte-o com óleo ou manteiga.Coloque aí a rodela de bolo escolhida. Corte-a em 12 partes iguais, formando triângulos. Mantanha-os juntos, como se não tivesses sido cortados. Unte levemente uma faca fina e afiada e uma spatula de metal.Reserve.
2.Misture o açúcar, o limão e a água e leve ao fogo médio, até ferver. Mexa, para soltar e dissolver os cristais que se formarem nas laterais da panela. Quando todo o açúcar estiver dissolvido, aumente o fogo e pare de mexer. Deixe no fogo até obter uma calda espessa e de coloração amarelo dourado.
3.Agora vem a parte talvez mais complicada de todo o bolo.ajuda bastante se voce estiver com a espátula já untada e levemente aquecida já preparada. O bolo também não deve estar gelado. Voce vai despejar todo o caramelo e espalha-lo de uma vez em cima do bolo. Note que o caramelo endurece muito rápido, então seja agil. Deixe esfriar e depois, com a faca também untada e aquecida, separe os triângulos de bolo previamente cortados.

Para Decoração

12 avelãs inteiras, tostadas e peladas
½ xícara (50g) de avelãs peladas e picadas

Montagem

1.Divida o creme de chocolate em seis partes iguais.
2.Espalhe uma colher do creme de chocolate sobre o prato onde irá montar o bolo.Coloque a primeira camada de bolo sobre ele e espalhe o 1º sexto do creme sobre ela. Repita o processo com as outras quarto camadas. Cubra todo o bolo com o crème de chocolate, alisando bem.
3.Opcional: Pressione as avelãs picadas na lateral do bolo.
4.Arrume as 12 avelãs inteiras em cima do bolo, uma para cada fatia a ser servida. Ajeite os triangulos de caramelo sobre o bolo, apoiados sobre as avelãs.

Meus comentários

Eu, pessoalmente, não gosto de bolo esponja ou pão de ló. Nenhum um pouco. Então, não achei esse bolo lá essa coisas, emtermos de sabor. Gostei de ter participado do desafio. Não foi fácil, pelo contrário, foi é muito trabalhoso. Mas, sem dúvida foi uma excelente oportunidade para fazer coisas que nunca tinha feito antes, testar minhas habilidades, experimentar novas técnicas. Algumas coisas não sairam como esperava e agora sei que deveria ter feito um pouco diferente. Mas aprendi muito, principalmente com os errinhos que cometi.
As fotos não ficaram nada boas e essa que publiquei foi a única que se salvou. Definitivamente, preciso fazer um curso de fotografia... Mas tem fotos ótimas aqui. Também se pode encontrar umas dicas ótimas no site do Audax Artifex. Estão em inglês, mas as fotos são auto explicativas. Não deixem de ver.


Nenhum comentário: