Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bolo de Ricota e Chocolate


Quarta-feira eu fiz este bolo. A receita está no blog Trem Bom (http://trembom.blobspot.com/), de Valentina. Segundo ela, a receita está na última edição da revista do Jamie Oliver.

Sempre gosto, e muito, das receitas que Valentina publica e sou fã confessa do J. Oliver. Ficou bom, não tanto quanto eu esperava. Não sei, talvez eu é que tenha criado muita expectativa.

A receita pede ricota, limão, baunilha e amêndoa, entretanto os sabores que predominam são o da ricota e o do limão. A amêndoa praticamente sumiu. Meu marido ainda argumentou que o bolo ficou muito "farinhento", mas acho que isso é por conta da ricota. Sabe, aquela textura da torta de ricota?

Enfim, não sei se o trabalho de passar a ricota pela peneira é realmente necessário, não sei se faria muita diferença. Tirando este detalhe, é um bolo simples e rápido de ser feito, ideal para quando se quer uma coisa diferente para o lanche da tarde. Bom de ser comido, acompanhado de uma boa xícara de café.
Alguém, lá nos comentários do Trem Bom, lamentou que não tinha nenhuma foto da parte interna do bolo e eu também pensei a mesma coisa. Então, minha foto é exatamente isso: o bolo por dentro, para se ter uma idéia de como fica. A parte externa ficou igual ao de Valentina.
Ingredientes:
500g ricota
Raspa de 2 limões amarelos
4 gemas
4 claras em neve
300g açúcar
250g amêndoas moídas
250g chocolate de boa qualidade, derretido
1 fava de baunilha – raspe as sementes
½ colher chá canela em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Pistache picadinho (não usei)
Morangos p/ decorar (usei cerejas em calda, era o que eu tinha em casa)

Unte e polvilhe uma forma de 24 cm e reserve. Pre-aqueça o forno – 180oC.
Passe a ricota por uma peneira fina .Acrescente a raspa de limão, as gemas, o açúcar, as amêndoas, o chocolate derretido, as sementes da baunilha e a canela. Misture tudo. Acrescente 1/3 das claras em neve, incorpore com uma colher de metal, e depois acrescente o restante, continuando a misturar delicadamente. Transfira tudo para a forma reservada e asse por uns 45 min. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar na forma antes de transferir para uma grelha. Na hora de servir salpique o bolo com o açúcar de confeiteiro e pistache picadinho. Decore com morangos.
Fonte: Jamie magazine julho/agosto

Nenhum comentário: