Mas deixemos de conversa e vamos ao que interessa: nosso desafio deste mês foi proposto por Debyi, do blog Healthy Vegan Kitchen. Ela nos apresentou uma receita adaptada de um livro de Ruth Tal.
Dosas Indianos
Dosa é um crepe ou panqueca feita de arroz e lentilhas ( Urad-Dal). Este é um prato típico do sul da Índia, servido no café da manhã ou jantar, rica em carboidratos e proteínas.
Debyi forneceu uma receita bastante diferente, com ingredientes que não temos aqui no Brasil, como farinha de espelta ou farinha de trigo sem glutén (Não é uma vergonha que até hoje não tenhamos esse tipo de farinha no Br?). Desta forma, me diverti muito com esse desafio, pesquisando e testanto possíveis substituições destes ingredientes. Além disso ela fez uma exigência. Não poderíamos usar absolutamente nenhum produto de origem animal. A idéia era que todos nós tivessemos um vislumbre da culinária vegana.
Quem já conhece o blog já sabe: publico a recita original e meus comentários ficam em vermelho.
Dosas
1 xíc. de farinha de espelta (ou farinha de trigo s/ glutén)
½ colher de chá de sal
½colher de chá de fermento
½ colher de chá de curry em pó
½ xíc. de leite de amêndoa (ou soja, ou arroz etc)
¾ xíc. de água
Óleo para untar a frigideira, se necessário
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficarem bem misturados. Em uma frigideira antiaderente, ou untada com o mínimo de óleo possível,bem aquecida, espalhe 2 colheres de sopa de massa, rodando a panela para obter um cículo. Frite até que ela se solte do fundo da frigideira e, então vire-a, fritando do outro lado. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.
Como não se acha espelta, muito menos farinha sem glúten por aqui, resolvi testar com farinha de quinua. Embora as panquecas tenham ficado com ótima aparência, o gosto era horrível, muito amargas, ahg!
Então, comecei tudo de novo, desta vez com farinha de linhaça. Gosto bom, mas um desastre. Não consegui fazer panquecas. Assim que a massa começava a esquentar na panela, surgiam bolhas em toda a superfície. Não eram bolhinhas, não! BOLHAS de verdade. E cada uma dessas bolhas, ao explodir, deixava um buracão na massa. Também não cozinhou muito bem. Demorava muito para a massa secar e, por menos líquido que eu tenha usado, acabei com uma coisa mole e sem forma nas mãos. Meu cachorro adorou!No fórum de debates do site do desafio, numa conversa anterior com um outro membro, Audax Artifex, ele me enviou uma receita com arroz e lentilhas, mas muito complicada. Resolvi fazer umas pesquisas sobre dosas em alguns livros de culinária indiana que tenho em casa (Sim, eu tenho isso em casa!).
Acabei encontrando a solução ideal no maravilhoso livro da Fernanda Camargo-Moro, Arqueologias Culinárias da Índia. O que? Voce não sabe quem é ela? Nunca ouviu falar de seus livros? Fique sabendo que ela é uma senhora, brasileira, formada em História, arqueóloga e gourmet. Já escreveu vários livros, entre eles, alguns sobre a história da alimentação de alguns povos. Pra quem gosta do assunto, vale a pena ler este sobre a Índia, além do Ponte das Turquesas, sobre Istambul, entre outros
Aqui a receita dela:
2 xíc. de arroz cru
1 xíc de lentilhas cruas
1 colher café de açúcar mascavo
1 colher café de sal
Pimenta verde (não usei)
Deixe a lentilha e o arroz de molho em agua, separadamente, por uma noite. No dia seguinte escorra a água, lave bem tanto um como outro e bata no liquidificador com os demais ingredientes, acrescentando água até obter uma massa com consistência adequada para panquecas ( nem muito grossa, nem líquida demais). Frite como qualquer panqueca.
Surpreendente! Boa demais! As panquecas ficaram crocantes, com um sabor que lembrava nozes. Delícia mesmo.
Recheio – Curry de grão-de-bico
5 dentes de alho picados
1 cebola picada1 cenoura picada
1 pimentão verde picado
2 pimentas hot banana chilies médias picadas (conheço essa pimenta, mas não sei o nome em português, então foi de Cambuci mesmo)
2 colheres de sopa de cominho moído
1 colheres de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de sal marinho moído
1 colher de sopa de cúrcuma ( açafrão da terra)
4 xíc de grão-de-bico cozido ou 2 latas de tipo em conserva
½ xíc. de extrato de tomate
Refogue, em uma panela grande, o alho, a cebola, os vegetais e as especiarias. Amasse os grãos-de-bico manualmente ou passe pelo processador de alimentos e junte ao refogado, misturando bem. Acrescente o extrato de tomate. Misture e deixe cozinhar por alguns minutos.
Cobertura
1 receita de molho de curry de coco - abaixo
¼ xíc. de coco ralado – use o fresco, por favor.
Pepinos fatiados
Curry de Coco
1 cebola picada
2 dentes de alho, picados
½ colher de chá de cominho moído
¾ colher de chá de sal marinho
3 colheres de sopa de curry em pó
3 colheres de sopa de farinha de espelta (aqui a farinha de linhaça funcionou à mil maravilhas)
3 xíc. de caldo de legumes – aproveite as cascas dos legumes para fazê-lo.
500ml leite de coco – um vd grande.
3 tomates picados
Refogue a cebola e o alho. Junte as especiarias e temperos. Junte a farinha, mexa bem e deixe cozinhar por 1 minuto. Acrescente o caldo de legumes, pouco a pouco, sempre mexendo bem para impedir que a farinha forme grumos. Quando toda a farinha estiver bem incorporada, jubte o caldo restante, mexa, abaixe o fogo e deixe ferver. Junte os tomates e o leite de coco. Reserve.
Agora é só montar as panquecas e ser feliz.
Tenho uma confissão a fazer: comecei fritando as panquecas no azeite, mas depois resolvi testar com ghee, que é uma manteiga clarificada, qq dia posto aqui como fazê-la. Ficaram muito mais gostosas.
Ah, já ia esquecendo: para o leite de amêndoas usei 150g de amêndoas peladas, que ficaram de molhom em água por 6 hrs. Bati no liquidificador com 600ml de água fresca. Só isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário