Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Daring Baker's - Janeiro 2011 - Biscuit Joconde Imprimé

Hoje é dia de Daring Baker's!
Bem, na verdade foi ontem, mas deixa baixo...
Este mês o desafio, proposto por Astheroshe do blog Accro, foi fazer essa coisa de nome difícil, aí do título: Biscuit Joconde Imprimé. Que nada mais é que esse bolinho enfeitado que recobre a torta da foto aí de cima.
Ainda bem que toda a dificuldade ficou só no nome. A coisa é um pouco trabalhosa, mas não difícil. Primeiro fazemos a pasta decorativa, depois uma massinha de bolo esponja. Por último decidimos qual vai ser o recheio e o preparamos. Vamos lá.

Pasta Decorativa p/ Joconde
200g manteiga sem sal, amolecida
200g açúcar de confeiteiro
7 claras de ovos grandes
170g de farinha de trigo*
60g cacau em pó - usei chocolate em pó, porque era o que tinha em casa. Não doeu nada...
Misture a farinha e o chocolate e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Adicione gradualmente as claras e continue batendo. Junte a mistura de trigo e chocolate.
Em uma folha de silicone, tipo Silpat, espalhe essa pasta e/ou faça desenhos conforme sua criatividade. Coloque essa folha sobre um tabuleiro de cabeça para baixo e leve ao freezer por 15-30 min.
*A receita original pede 220g de farinha de trigo especial para bolo e corante alimentício, mas como não gosto de usar coisas artificiais em minha cozinha, optei pelo chocolate para dar cor. Farinha especial para bolo nós não temos por aqui, então a substituição é assim: para cada xícara de farinha de trigo, substituimos uma colher de sopa dele pela mesm medida de amido de milho (maisena).




Bolo Esponja p/ Joconde
3/4 xíc farinha de amêndoas - Usei avelãs e omiti a manteiga. É só bater a amêndoa no processador, usando a tecla pulsar, com cuidado para não virar uma pasta.
75g açúcar de confeiteiro
25g de farinha de trigo especial p/ bolos - veja observação acima
3 ovos grandes
3 claras de ovos grandes
2 1/2 colh. chá de açúcar refinado
2 colh. sopa de manteiga derretida
Bata as claras com o açúcar refinado até formar picos firmes. Reserve. Misture o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e a farinha. Bata os ovos inteiros e acrescente, aos poucos, a mistura de farinhas e açúcar. Bata em velocidade média até estar tudo bem incorporado. Retira da batedeira e junte 1/3 das claras. Misture delicadamente. Junte o restante das claras batidas e mexa suavemente. Junte a manteiga derretida, mexa e reserve.

Montagem
Retire a folha de silicone com a pasta decorativa do freezer e espalhe rápida e delicadamente a massa esponja sobre ela, em uma camada fina. Cubra tudo, de maneira regular. Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC, por aprox. 15 minutos ou até que fique ligeiramente dourado. Preste atenção, a coisa é rápida. Asse sobre o tabuleiro invertido. Acredite, vai facilitar sua vida!
Retire do forno, deixe esfriar por uns minutos e vire sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar. Retire a folha de silicone cuidadosamente e pronto.

Forre um aro de torta com papel manteiga.  Cubra o fundo do aro com papel filme. Corte as beiradas do Joconde, acertando as bordas. Corte tiras dele e arrume em volta do aro, com o desenho voltado para fora, em contado com o papel manteiga. No meu caso, como sobrou bastante massa esponja e pasta decorativa, repeti todo o processo e assei mais um retângulo de biscuit. Depois de pronto cortei um círculo do mesmo diâmetro do meu aro e forrei o fundo da torta com ele. Pronto para receber o recheio de sua preferência. Eu optei por um creme de limão e uma mousse de chocolate.

Creme de Limão
2 latas de leite condensado
Suco de 3 limões
Misture bem e despeje sobre o fundo da torta. Leve a geladeira até firmar.

Terrine de Chocolate
Esta é a mesma receita, com pequenas variações, da Terrine de Chocomenta que fiz no primeiro jantar do Laboratório, cujo tema foi Terrines (aqui e aqui).
5 ovos

150 g de açúcar
1 colher (sopa) de licor de menta
350 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga
Bata os ovos com o açúcar, misture o licor de menta e reserve. Coloque o chocolate e a manteiga numa forma refratária e derreta em banho-maria (ou 5 minutinhos de microondas). Junte aos ovos batidos misturando delicadamente, sem bater. Despeje a mistura do chocolate sobre o creme de limão. Distribua por cima parte das amêndoas e finalize com mais uma camada de chocolate. Leve ao congelador por cerca de 10 horas (de preferência de um dia para outro). Sirva gelada.

Se vc prestou atenção, deve ter notado que, ao final de toda essa brincadeira, fica-se com 10 gemas de ovos sobrando. Daí que resolvi testar uma recita de quindão, que achei em uma revista velha.

Quindão
12 gemas
3 claras
500g açúcar cristal
1 colh. sopa manteiga 200g coco fresco ralado
Manteiga para untar a forma
Açúcar cristal para polvilhar a forma
Misture as gemas, as claras e o açúcar. Junte o coco ralado e a manteiga e mexa bem. Unte a forma com manteiga e polvilhe com açúcar cristal e despeje a massa aí. Disponha a forma sobre uma assadeira com água fervente e asse em banho-maria, em forno previamente aquecido, por cerca de uma hora (na verdade o meu quindão levou 1 hora e meia p/ ficar assado e, mesmo assim, acho que poderia ter ficado no forno mais uns 30 minutos par ficar realmente no ponto). desenforme depois de totalmente frio.

Para ser sincera, não gostei muito, não. Prefiro a antiga receita de minha mãe e avó, mas isso é assunto p/ outro post.
Também fiquei com uma boa sobra da pasta decorativa. Então, fiz um bolo branco, comum e misturei grosseiramente a sobra da pasta na massa. Saiu um bolo "meio" mármore. Mas até que ficou gostoso.


E aí, gostou? Então não deixe de visitar o site The Daring Kitchen e ver as maravilhas que o pessoal aprontou. Tem muita coisa bonita e gostosa por lá.

Also at http://www.gastronomiclab.blogspot.com/

Um comentário:

Deborah Martin Salaroli disse...

Que bolo maravilhoso. Amei!!!
Parabéns pela sugestão!

Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente. Pode ser até mesmo essa aqui. É só acrescentar a menção da blogagem...
Me visita sempre, adoro!
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

Blogagem:
http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html