Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Daring Baker's - Dezembro 2010 - Stollen de Natal

Inacreditável!     I.N.A.C.R.E.D.I.T.Á.V.E.L!
Não tenho nem uma foto do meu Stollen depois de assado e decorado! Ficou tão bonito...
Preparei a massa, recheei, enrolei, cortei, deixei crescer. Nesse ponto, pedi ao meu marido que batesse algumas fotos (essas que vcs estão vendo). E continuei com meus afazeres.
Depois disso, levei-o ao forno para assar. Já era tarde da noite quando ficou pronto, coberto com açucar e decorado para o Natal.
No dia seguinte, acordei bem cedo, embalei-o com todo o cuidado. fomos todos para o Rio, onde sempre passamos o Natal com meus pais.
Dia 24/12, passei o dia ajudando minha mãe nas arrumações para a ceia. Desenformamos bolos e tortas, arrumamos a mesa, decoramos os pratos dos assados e das saladas, enfim, todos aqueles preparativos finais de um jantar festivo para toda a família.
Escolhemos um prato grande e bonito para o stollen, o enfeitamos com fitas e bolas, ficou lindo. Na correria, gritei para o maridão: 
- "Tem que tirar umas fotos do stollen!"
Ao que ele respondeu:
- "Já fiz isso"
Fiquei tranquila e continuei nas arrumações.
Chegou a hora da festa, da confraternização, da árvore, dos presentes, da ceia. Tudo muito bom, bonito e alegre. Partimos o Stollen, provamos, todo mundo gostou.
Dia seguinte, almoço de Natal, a mesma festa e a mesma alegria.
No terceiro dia, despedidas e volta para casa. Do Stollen, não sobrou nem migalha. Que bom! Bom sinal. Sinal que estava bom, que todos gostar.
Até que chegou a hora de baixar as fotos p/ o computador e publicá-las aqui no blog. Aí...Nãããããããããoooooooooo! Cadê as fotos dele assado, pronto e decorado? Pergunto ao marido:
- "Vc não disse que tinha tirado as fotos?"
- "Ué, tão aí"
- "Onde?"
- "Aí, ó. Essas aí"
- "Sim, mas essas são dele cru. Kd ele pronto"
- "Ah, só bati essas"
- "Mas e quando eu te pedi para bater mais fotos dele, lá no Rio?"
- "Pediu não. Só perguntou se eu tinha tirado fotos do Stollen e eu te disse que sim". Era para bater mais?"
Ô, tristeza.
Agora só quando fizer outro...

Stollen de Natal
¼ xíc. água morna
4 1/2 colh. chá  defermento biológico seco
1 xíc. leite
140 g  manteiga
5 1/2 farinha de trigo (mais para polvilhar)
½ xíc. açúcar
¾ colh. chá de sal
1 colh. chá de canela em pó
3 ovos levemente batidos
Casca ralada de 1 limão e 1 laranja
2 colh. chá de extrato de baunlha
¾ xíc. de casca de laranja cristalizada
1 xíc. passas
1 xíc.amêndoas fatiadas
1/2 xíc cerejas cristalizadas
1xíc. licor de laranja
Manteiga derretida para pincelar
Açúcar de confeiteiro ou impalpável para polvilhar
Deixe as passas de molho, por algumas horas, no licor de laranja. Reserve.
Misture a água morna e o fermento e deixe descansar por 5 minutos. Depois, mexa bem para dissolver o fermento. Reserve.
Leve o leite e a manteiga ao fogo médio, até derreter a manteiga. Retire do fogo e deixe amornar. Reserve.
Bata ligeiramente os ovos e junte a baunilha. Na tigela da batedeira misture a farinha, açúcar, sal, canela e raspas de limão e laranja. Acrescente a mistura de água e fermento, os ovos e a mistura de leite e manteiga amornada. Bata até formar uma massa macia. Deixe descansar por 10 minutos. Junte a laranja cristalizada, as passas embebidas no licor, as amêndoas e as cerejas. Misture em velocidade baixa para incorporar tudo. Polvilhe uma mesa com farinha e despeje a massa. Sove mais um pouco, por aproximadamente 8 minutos. Unte ligeiramente uma tigela e coloque a massa para descansar na geladeira até o dia seguinte, ou por até 3 dias, bem coberta com plástico. Retire da geladeira e deixe voltar a temperatura ambiente por 2 horas. Abra a massa em mesa levemente polvilhada com farinha de trigo, até formar um retângulo grande. Enrole como rocambole, começando pela parte maior. Forme um anel, unindo as pontas com cuidado. Coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga  (se necessário, use uma tigela pequena no centro para auxiliar a modelagem). Com o auxílio de uma tesoura, faça cortes, pegando 2/3 da grossura do cilindro, a intervalos de 5cm, a toda a volta do stollen. Torça ligeiramente cada fatia. Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em forno pré aquecido (190°C) por aproximadamente 50 a 60 minutos, até ficar bem corado.
Retire do forno, transfira para uma grade e pincele imediatamente com manteiga derretida. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, ou impalpável, com o auxílio de uma peneira. Espere 1 minuto, passe mais uma camada de manteiga derretida e polvilhe novamente com açúcar. Quanto mais camadas de manteiga e açucar mais tempo o stollen se preserva. Deixe esfriar completamente.
Este desafio foi proposto por Penny do Sweet Sadie's Baking, baseado em uma receita tradicional de uma família de amigos.

Nenhum comentário: