Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Daring Cook's - Dezembro 2010 - Ovos Poché

Eu jamais diria que ovos poché seriam uma coisa ousada (daring), muito menos um desafio. Passei boa parte da vida comendo, vendo fazer ou fazendo ovos poché, na casa de meus pais ou na minha.
Quando minhas meninas eram bem pequenas, quando eu as estava desmamando, uma das únicas coisas que as acalmavam, nas madrugadas em que acordavam querendo mamar de qualquer jeito, era uma sopinha de macarrão. Quantas e quantas vezes dei uma incrementada na coisa, adicionando alguma sobra de legume cozido do jantar ou quebrando um ovo, no meio do caldo...
Também não saberia dizer quantas vezes "enfeitei" um claro e transparente consomé com um ovo poché. Sem falar do ovo escalfado (que é o termo em português para poché) no meio do repolho refogado.
Mas nem tudo neste desafio de Dezembro era tão "manjado" assim. Pelo menos, não para mim. Junto com as receitas do ovo, foi fornecida uma de English Muffin, que eu achei extremamente interessante.
Então decidi que, além de fazer o bom e velho ovo no repolho, também iria provar a tal receita do muffin. Devo dizer que adorei o pãozinho. Com certeza, essa vai para meu arquivo pessoal, vou repetí-la muitas vezes.


Ovos a Benedict

4 ovos
2 English Muffins
4 fatias de lombinho Canadense (Não usei,nem substitui por nada)
Cebolinha para enfeitar (Usei salsa crespa)
Vinagre

Obs: usei caldo de galinha caseiro para escalfar os ovos. Por usar água, quando podemos usar algo com mais sabor?

Molho Hollandaise
3 gemas
1 colher de chá de água
¼ de colher de chá de açúcar
170 g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de suco de limão
Uma pitada de pimenta cayenna (opcional) (não usei)

Encha uma panela média até a metade com água e leve para esquentar até quase ferver. Abaixe e fogo. Bata as gemas e a água em uma vasilha que caiba na boca da panela sem tocar na água quente. Bata até ficarem claras. Junte o açúcar a bata mais uns 30 segundos. Coloque a vasilha sobre a panela com água quente e bata constantemente por 3 a 5 minutos até  começar a engrossar. Retire a vasilha de cima da panela (mas deixe a panela no fogo brando) e junte a manteiga, pedacinho por pedacinho, devolvendo a vasilha para a panela com água, sempre que necessário, para derreter a manteiga , sempre batendo. Uma vez incorporada toda a manteiga, retire do fogo e junte o sal, limão e pimenta. Reserve.
Faça a água da panela voltar ao ponto de quase fervura. Junte o sal e o vinagre à água. Quebre os ovos numa tigelinha e depois transfira para a água quente. Para ajudar a manter o ovo inteiro, mexa a água e deite o ovo sobre o centro do roda-moinho que se formou. Cozinhe por 3 a 5 minutos (dependendo de como gosta da gema, mais mole ou mais firme).
Enquanto aguarda o cozimento dos ovos, frite o lombinho e toste o muffin. Abra um muffin ao meio, coloque uma fatia de lombinho, depois o ovo poché bem escorrido e regue com o molho Hollandaise. Decore com cebolinha picada.

English Muffin
1 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

1 xíc. de água morna
2 xíc. de farinha de trigo
1 colher sopa de manteiga sem sal, amolecida
1 colher chá de açúcar
1 colher chá de sal
1/4 xíc.de fubá
Óleo que baste
Na tigela da batedeira, dissolva o fermento na água. Deixe descansar 5 minutos até começar a espumar. Junte a farinha, a manteiga, açúcar e sal. Bata na velocidade baixa até misturar bem e depois aumente um pouco a velocidade por  uns 5 minutos. Coloque a massa em uma vasilha untada com óleo, cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume, de 1 a 2 horas.
Despeje a massa em mesa enfarinhada e divida em 12 porções. Dê uma forma arredondada e coloque os muffins em uma forma polvilhada com fubá. Deixe descansar mais uns 30 minutos antes de finalizá-los.
Unte uma frigideira, uma chapa de ferro ou, de preferência, um grill com pouco óleo. Vá arrumando os muffins no grill ou frigideira, lado a lado e deixe dourar. Após dourados dos dois lados, retire e sirva a seguir.


Repolho com Ovo Poché
1/2 cabeça de repolho, fatiado bem fino
4 dentes de alho picados
1/2 cebola à Juliene ( em fatias finas)
6 ovos
Sal a gosto
Azeite que baste
Em uma frigideira grande, refogue o alho e a cebola, sem deixar dourar. Junte o repolho e o sal e mexa bem até murchar. Junte um pouco de água e deixe ferver. Faça cavidades no refogado de repolho, onde você colocará os ovos. Quebre um ovo por vez e acomode-o delicadamente no lugar que você preparou. tampe a panela e deixe o ovo cozinhar por alguns minutos. O tempo varia conforme a preferência por gema mais ou menos dura.
Eu servi o repolho em pratos individuais e decorei com páprica fresca e alecrim.


Este desafio foi proposto por Jenn do Jenn Cuisine e Jill. As receitas fornecidas são de Alton Brown (Ovos Benedict) e do Culinary Institute of America (English Muffins).

Não se esqueça de dar uma passadinha no site The Daring Kitchen, só para saber o que anda acontecendo nas outras cozinhas e ver mais receitas com a técnica do escalfado.

Nenhum comentário: