Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Prato Principal: Terrine de Bacalhau e Alho Poró

Esta terrine ficou gostosa, mas nada de especial. Tivemos que fazer alguns ajustes na receita original, senão não teria dado certo. Além de não endurecer o suficiente para desenformar, ela teria ficado ridiculamente pequena. "Pescamos" a receita na internet ( ela pode ser encontrada em vários sites), mas me parece que a fonte original é a revista Água na Boca. Confesso que não conheço essa publicação.
Abaixo posto a recita original e, em vermelho, as alterações que fizemos.

Terrine:
Ssal a gosto
1 raminho de tomilho
2 folhas de louro
500 ml de leite
50 g de manteiga
6 talos de alho-poró
500 g de bacalhau dessalgado
500ml creme de leite fresco
1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor

Vinagrete:
• 1 ovo inteiro
• pimenta-do-reino a gosto
• sal a gosto
• 250 ml de óleo de soja
• 250 ml de azeite de oliva
• 50 ml de vinagre de vinho tinto
• 2 colheres (sopa) de mostarda de dijon

Preparo da Receita
Terrine: limpe os alho-porós, eliminando as extremidades e as partes mais duras e refogue-os inteiros numa panela média com a manteiga e água até cobrir. Coloque um pouco de sal e deixe cozinhar. Reserve. Em outra panela, cozinhe o bacalhau com o leite (complete com água). Adicione o louro e o tomilho e deixe cozinhar até dar o ponto. Junte o creme de leite e a gelatina dissolvida e preparada conforme instruções do pacote.

Vinagrete: numa tigela, coloque o ovo, a mostarda e o vinagre e bata com um batedor. Adicione o azeite de oliva e o óleo juntos, aos poucos, e continue a bater forte. No final, acrescente sal e pimenta a gosto. O vinagrete deve ter a consistência de um molho.

Montagem: forre o fundo de uma fôrma para terrine de 30 cm de comprimento por 10 cm de largura com o alho-poró já desfolhado, fazendo uma camada de aproximadamente 2 cm. Distribua por cima uma camada com o bacalhau desfiado e prossiga, terminando com o alho-poró. No momento de servir, distribua o vinagrete nos pratos e complete com uma fatia de terrine.

Nenhum comentário: