Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Terrines de Chocolate

Como eu já disse em outro post, a chocolátra aqui resolveu que uma terrine só era pouco. Depois de alguma pesquisa em sites, revistas e livros, eu estava com tantas opções, cada uma com uma cara melhor que a outra. Como escolher uma só? Então fiz duas receitas diferentes. A primeira foi publicada na Folha de Pernambuco, versão digital, por Fernando Acioly, do Eco Resort do Cabo e a segunda achei no site do Terra.

Terrine de Chocolate com Castanha de Caju

300 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate ao leite picado
120 g de castanhas-de-caju torradas e quebradas
800 ml de creme de leite fresco
2 doses de cachaça (não tinha em casa, não usei)
6 g de gelatina sem sabor já hidratada
40 g de uvas-passas
100 g de biscoito tipo Maisena quebrado
meia xícara de chá de mel
1 colher de chá de raspas de laranja
1 colher de café de noz-moscada

Bata 400 ml de creme de leite até ficar em ponto de chantilly e reserve. Em seguida, faça um ganache (creme consistente gelado de chocolate) com 200 g do chocolate meio amargo, 200 g de creme de leite e a cachaça, reserve. Em seguida, hidrate a gelatina. Na seqüência, misture o chantilly com o ganache e a gelatina, adicione as castanhas, as raspas de laranja, a noz-moscada, os biscoitos, as uvas-passas e o chocolate picado. Misture tudo suavemente e leve ao freezer por seis horas.
Faça outra ganache com 100 g de chocolate meio amargo, 200 ml de creme de leite e ½ xícara de mel, cubra a terrine já desenformada e decore com castanha-de-caju.
Eu ainda tirei uns zester de laranja, caramelizei-os e acrescentei a decoração. Hum, tudo de bom!
Rendimento: quatro generosas porções

Terrine Chocomenta

Aqui tivemos uma discussão. Mário não gosta de chocolate com menta. Eu argumentei que, como uma pessoa, aparentemente inteligente e instruida, pode, em sã consciência, não gostar de chocolate com menta e, ainda por cima, admitir isso, em alto e bom tom? Tratata-se de CHOCOLATE e MENTA! Matilde contemporizou, não vale a pena brigar ... Vá lá, tudo bem, não vou perder um amigo só porque ele cometeu uma falta grave como essa. Substitui o licor de menta por vinho do Porto e rebatizei a terrine de Chocoporto, fazer o que? A verdade é que ficou muito boa assim mesmo.

5 ovos
150 g de açúcar
1 colher (sopa) de licor de menta (Vinho do Porto)
350 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga
40 g de amêndoas laminadas (eu dei uma tostada nelas numa frigideira, com um pouco de manteiga. Acentuou o sabor. Delícia)

Bata os ovos com o açúcar, misture o licor de menta/vinho do Porto e reserve. Coloque o chocolate e a manteiga numa fôrma refratária e derreta em banho-maria (ou 5 minutinhos de microondas). Junte aos ovos batidos misturando delicadamente, sem bater. Forre uma fôrma de bolo inglês com filme plástico e despeje a mistura do chocolate até metade da fôrma. Distribua por cima parte das amêndoas e finalize com mais uma camada de chocolate. Leve ao congelador por cerca de 10 horas (de preferência de um dia para outro). Retire do congelador e puxe o filme plástico para desenformar a terrine. Coloque a terrine num prato e distribua por cima o restante das amêndoas. Corte em pedaços e sirva gelado.

Rende 4-5 porções

O interessante foi que, apesar de ambas apresentarem a denominação de terrines, o efeito final de cada uma delas é bem diferente. A primeira fica mais como um sorvete cremoso, tem mais gordura. A segunda está mais para uma terrine mesmo. Ambas são deliciosas.

Nenhum comentário: