Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Livros de Técnicas



Uma amiga minha leu o post sobre os caldos e me telefonou:

- Você sabe que eu sou uma negação na cozinha. Então, se existem estes tais de livros de técnicas culinárias, me diga quais são que eu compro agora! Qualquer coisa que me ensine a fritar um ovo...

Bem, se alguém vai realmente aprender a fritar um ovo através de um livro desses eu não sei, mas me dei conta que talvez mais algumas pessoas não saibam a que tipo de livros me refiro. Resolvi, então, citar alguns títulos aqui. São os livros que eu tenho e que estou sempre consultando. Até que eles tentam te ensinar a fritar ovos também, mas são, antes de mais nada, uma excelente fonte de consulta sobre como fazer determinadas coisas na cozinha, algumas vezes facilitando o processo, outras nem tanto.
Meu primeiro livro de técnicas, que meu marido me deu de presente bem antes de eu entrar para a faculdade de gastronomia, foi o Todas as Técnicas Culinárias do Le Cordon Bleu, de Jeni Wright e Eric Treuille. Muitas fotos, texto conciso, o primeiro do gênero a aparecer por essas bandas, bastante esclarecedor.É até hoje uma de minhas principais fontes de consulta. Depois de um tempo surgiu no mercado seu irmão menor, o de confeitaria, mais específico, igualmente bom.
Mais recentemente, surgiram quase simultaneamente em nossas livrarias outras duas publicações muito interresantes sobre o assunto. Comprei os dois e não me arrependi. São eles;

- Técnicas de Cozinha Profissional de Mariana Sebess, do Instituto Mausi- Sebess (Argentina), traduzido e publicado no Brasil pela Editora Senac. Baseia-se em diversas fotos com os passo-a-passo de tudo que é básico e importante numa cozinha. Tem muito menos texto que o Le Cordon Bleu, mas tem até o tal processo para o ovo frito. Tambem tem um irmão gêmeo de técnicas de confeitaria.

- 400g, Técnicas de Cozinha, vários autores, incluindo Betty Kövesi, filha de Wilma Kövesi, criadora da conhecida e respeitada Escola de Cozinha, em São Paulo. Neste aqui, temos uma abordagem diferente das técnicas. Elas estão bem explicadas em textos introdutórios e se acompanham de muitas receitas exemplificadoras. Não tem fotos e os desenhos não dizem muita coisa, mas o livro virou uma referência para este Laboratório.

Nenhum comentário: