Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Polentinhas com Linguiça


Além dos biscoitinhos, nós servimos também alguma coisa especial em cada um dos intervalos oficiais do evento. Assim, no primeiro dia, no intervalo da manhã, levamos estas polentinhas. Mário as preparou e ficaram realmente muito boas:

500g fubá
1600g lingüiça toscana
2 cubos de caldo de carne 2 cubinhos=R$0,50
100ml vinho tinto seco
1 colh. sopa bem cheia de pasta de alho e cebola
2 colh.sopa de massa da tomates
1 colh. sopa Molho Inglês
Azeite
Salsinha
Pimenta biquinho para decorar

Coloque 2,5 litros de água para ferver e junte os dois cubinhos de caldo de carne. Quando começar a ferver, vá adicionando o fubá, peneirando-o e mexendo bem com um fouet, de modo a não permitir a formação de grumos. Corrija o sal e deixe cozinhar uns 15 minutos, com a panela tampada. Enquanto isso unte com azeite dois tabuleiros de 45cm de comprimento por 30cm de largura e despeje metade da polenta em cada um deles, formando uma camada uniforme de um centímetro de espessura. Deixe esfriar bem.

Cobertura:

Retire a carne das lingüiças. Refogue a pasta de alho em azeite e acrescente a carne das lingüiças. Desmanche a carne o máximo possível e regue com o molho inglês. Coloque o vinho e deixe apurar. Adicione a massa de tomates e deixe refogar bastante, até que não haja quase mais líquido. Corrija o sal e reserve.

Montagem:

Corte as pimentas em quatro partes, ao comprido. Com um cortador metálico quadrado de 3x3 cm, corte a polenta fria, arrume numa travessa e, sobre cada um dos quadradinhos, coloque uma colherada de carne, um fatia da pimenta por cima e enfeite com uma folha de salsinha.

Nenhum comentário: