Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Madeleines de Gengigre


Isto foi o que servimos no intervalo da tarde deste primeiro dia. A inspiração mais uma vez veio do Trem Bom, mas a receita utilizada foi outra. A questão foi o rendimento. Esta receita rende bem mais que a da Valentina. Como esperavamos servir por vilta de 150-200 pessoas, o rendimento foi um fator decisivo.

200 gramas de manteiga fundida
170 gramas de açúcar refinado
180 gramas de farinha de trigo
01 colher de chá de gengibre em pó
100 gramas da calda do gengibre
01 colher de chá de essência de baunilha
5 gramas de fermento em pó
4 ovos
01 colher de sopa de gengibre em calda cortado em pedaços bem pequenos.
Um pouco mais de manteiga derretida para untar as forminhas e trigo para polvilhar
Açúcar de confeiteiro

Na batedeira, bater um pouco os ovos e acrescentar o açúcar e a calda do gengibre e a essência de baunilha. Á parte, misturar os ingredientes secos com o fouet e juntar à mistura da batedeira. Acrescente o gengibre, a manteiga derretida e mexer bem. Levar a massa para gelar por 30 minutos. Enquanto isso untar as formas próprias para madeleines com manteiga derretida e levar à geladeira por 20 minutos. Tornar a untá-las e gelar por mais 5 minutos. Polvilhar com trigo, retirando o excesso. Colocar a massa e assar em forno a 180º até dourar. Após esfriar, polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Gengibre em calda

500 gramas de gengibre fresco
4 xícaras de açúcar refinado
4 xícaras de água
Retire a casca do gengibre raspando com uma faca ou colher. Fatie e gengibre em fatias bem fininhas ( usando o cortador de legumes). Ferver em bastante água por 3 minutos e escorra. Repetir a operação. Levar ao fogo o gengibre com a água e o açúcar, dissolvendo bem o açúcar e cozinhar por 20 minutos, deixando reduzir a calda. Lembrar de não mexer a calda durante o tempo de cozimento.

Nenhum comentário: