Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Salada de Radicchio


Continuando a fase das saladas...

Adoro radicchio. A cor, o sabor, o crocante, tudo. Lembro que, quando criança, quando ia com meus pais para Curitiba, visitar a família de minha mãe, costumavamos  tirar um dia para almoçar no bairro de Santa Felicidade. Massa caseira, suco de uva e salada de radicchio. Torta Sacrapantina de sobremesa. Correr com os primos no jardim do restaurante enquanto esperava pela comida. Muito bom.
Faz anos que não vou a Santa Felicidade. Bem, faz 4 anos que não vou nem a Curitiba! Mas, tem muito mais tempo que não vamos a Santa Felicidade. Da última vez que fui, achei que tudo tinha mudado muito. Virou aquela coisa para turista. Dezenas de ônibus de excursão na porta de restaurantes gigantescos, gente demais. Não sei se era apenas uma lembrança de infância, mas a massa já não tinha o mesmo gostinho caseiro. E até o radicchio tinha sumido da salada! Uma pena...

Enfim, chega de "hora da saudade" (tô ficando velha! haha). A salada que apresento aqui NÃO é a mesma que era servida nos restaurantes de Santa Felicidade. Não é nem parecida. Apenas tem radicchio com um de seus ingredientes. Isso foi o suficiente para ativar a memória. Mas, acho que vou fazer umas pesquisas e, dia desses, tentarei recriar a bendita. Por hora, ficaremos com esta aqui:

Salada de Radicchio
1 radicchio cortado em tiras finas
1 pé de alface crespa
1 manga rosa, cortada em cubos
8 talos de salsão picado
1 xíc de nozes picadas - na realidade, piquei bem fino, quase uma farinha.
4 colh. chá de suco de limão
1 xíc. maionase
Sal a gosto
Forre uma saladeira com o radicchio e a alface. Misture a manga, o salsão e as nozes e arrume no centro da saladeira. Tempere com o suco de limão, batido levemente com com a maionese e o sal. Este molho pode ser servido separadamente.  

Nenhum comentário: