Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Daring Cooks' Challenge - Setembro 2010 - Conservas - Chutney de Maçã - Manteiga de Peras

14 de setembro foi o dia da revelação do desafio do DC. Este mês o assunto foi "Conservas". O tema foi bastante bem estudado por John, do blog Eat4fun. Se voce visitou a versão em inglês deste laboratório, já sabe o que rolou. Bem atrasada, posto hoje a versão em português.

A proposta era  fazer uma manteiga de maçãs e uma conserva de tomates. Mas muitas variantes eram permitidas. De fato, qualquer conserva seria bem vinda. Como sou uma apaixonada por chutneys, decidi que, finalmente, experimentaria uma receita que vinha namorando faz tempo. Também resolvi experimentar uma manteiga de peras com laranja. Se voce quiser conhecer as receitas originais, além de um excelente passo-a-passo de como fazer conservas, da uma passada no site do Daring Kitchen.

Chutney _ é um tipo de molho para acompanhar pratos salgados, de origem indiana, de sabor agridoce e picante, composto de uma mistura de frutas, vegetais e especiarias. O mais conhecido é o mango chutney (chutney de manga). Hora dessas publico aqui uma receita matadora de mango chutney, que já faço há anos e sempre é um sucesso. Vamos esperar pelas melhores mangas do verão.


Chutney de Maçãs com Cebolas
1,8kg de maçãs
900g cebolas  _ usei cebolas roxas, pela cor
3 - 4 dentes de alho
60g gengibre fresco
1 pimenta dedo de moça
1l vinagre de vinho branco _ no original era vinagre de malte, que nunca vi por aqui.
550g açucar mascavo
2 colh. sopa de cúrcuma em pó
1colh sopa sal
Descasque, tire o miolo e pique as maçãs. Pique as cebolas, o alho e o gengibre. Tire as sementes da pimenta, se preferir, e pique também. Coloque a maçã, a cebola, o alho e a pimenta numa panela grande. Junte o vinagre, o açucar, a cúrcuma e o sal. Misture tudo e leve ao fogo, mexendo sem parar até que o açucar se dissolva. Baixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora ou até o caldo engrossar. Mexa a mistura com frequência, enquanto ela reduz, para se evitar que pegue no fundo. Passe então o chutney para potes esterilizados e feche-os. Coloque os potes fechados em uma panela grande e limpa, sobre uma base, que pode ser uma grade ou pano de prato limpo dobrado ou uma tigela virada, ou qq outra coisa que impeça os potes de encostar no fundo da panela. A panela deve estar cheia de água fervente, que cubra os potes. Deixe ferver por 15-20 minutos. Retire os potes da água com uma pinça e deixe esfriar. Guarde em lugar seco, fresco e escuro por 1 mês, antes de abrí-los. Sirva com carnes.


Bom, já tem 16 dias hoje que meus potes estão quietinhos, esperando para serem abertos. Não sei se aguento mais 14 dias. Tô doida para provar meu chutney! Depois eu conto como ficou.
A receita original eu encontrei num livro muito legal que eu comprei tem um tempinho: Jams & Chutneys _ Preserving the Harvest,  de Thane Prince. Esse livro pode ser encontrado em portugues. Matilde, minha amiga, já comprou um pra ela e a tradução está muito boa.

Manteiga de maçã _ na verdade não tem nada de manteiga. Trata-se de um  molho de maçãs concentrado, cozido lentamente, por um longo tempo, até secar todo líquido  e restar uma pasta grossa e cremosa. A idéia pode ser adaptada a outras frutas.



Manteiga de Peras com Laranja
2kg peras, decascadas, sem miolo e cortadas em pedaços
2 xíc. açucar
1 colh. chá de zestes de laranja (casca ralada ou em tirinhas)
1/4 colh chá de nóz-moscada em pó - por favor, rale na hora. Não use a que já vem moida.
1/4 xíc. suco de laranja - feito na hora também, por favor!
Coloque as peras numa panela grande e leve ao fogo médio com água suficiente para cobrí-las. Cozinhe as peras até ficarem bem macias, mais ou menos 30  minutos. Escorra a água e passe as peras por um espremedor de legumes. Volte com a polpa de pera para a panela, junte o açucar e leve ao fogo, mexendo sem parar até o açucar dissolver. Junte, então, as cascas de laranja, a nóz-moscada e o suco de laranja. Cozinhe em fogo médio até a geléia engrossar ao ponto de formar um montinho quando colocado sobre um prato, sem escorrer. Lembre de mexer a panela com frequência para não grudar no fundo. Todo o cozimento deve levar por volta de 1 hora e meia a duas horas para ficar pronto. Passe a geléia para potes esterilizados e repita o processo utilizado como chutney. Pode ser servido imediatamente, com pão, sorvetes, como recheio de bolos e biscoitos ou como sua imaginação mandar.
Adorei esta receita. Muito boa mesmo. Voce encontra o original no site allrecipes.com


Nenhum comentário: