Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Creme Brûlée e mais uma Alaska

Como prometido, aqui vão as minhas primeiras maçaricadas. 

Fiz o creme brûlée, tão sonhado pela minha filha mais velha. Na verdade fiz o creme duas vezes, seguindo receitas diferentes.
A primeira receita foi achada na internet, de um famoso chefe francês, que anda cozinhando em nossos fogões brasileiríssimos. Acredito que ele tenha tentado simplificar as coisas. O modo de fazer da receita dele é realmente mais fácil que a coisa tradicional. Ele assa o creme no forno, em banho-maria. Também leva leite, além do creme de leite. Mas, vou te contar, gostei do resultado final, não.
Então, o jeito foi fazer tudo de novo. Fiz uma pesquisa no livro de técnicas do Cordon Bleu e acabei por fazer uma receita da Julia Child (Mastering the Art of French Cooking - é aquele mesmo do filme e livro Julie and Julia. Pois é, comprei!) Dessa vez, o creme ficou ótimo.
Estou pensando em fazer uma outra experiência. Talvez usando leite condensado. Assim como um pudim meio mole. Vamos ver.
Vamos a receita vencedora

Creme Brûlée
5 gemas
165g açucar
1 colher chá de extrato de baunilha ( vale a pena investir no extrato de verdade, não a essência)
500g creme de leite fresco.
Bata as gemas em velocidade alta até começarem a esbranquiçar. Junte o açucar às colheradas e continue batendo. A mistura deve ganhar volume e ficar bem clara, quase branca. Enquanto isso leve o creme de leite ao fogo e deixe ferver. Retire do fogo e despeje lentamente sobre as gemas, sempre batendo, mas em velocidade mais baixa.
Volte com a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, sem deixar ferver. O creme deve ir adquirindo consistência devegar, até cobrir as costas da colher de pau. Faça um teste: quando o creme cobrir as costas da colher, passe o dedo pelo meio da colher. A colher deve ficar limpa, sem que o creme escorra. Retire do fogo, despeje o creme em tijelinhas, cubra com papel filme e leve à geladeira por aprox. 5 horas.

Quando bem gelado, retire o creme da geladeira, cubra com uma fina camada de açucar e queime com o maçarico. Sirve em seguida.



Obs: algumas receitas recomendam açucar cristal, outras açucar de confeiteiro. Julia Child  fala em açucar mascavo. Eu testei os dois primeiros e açucar refinado comum. Meu melhor resultado foi mesmo com o refinado.
Também refiz o baked Alaska do desafio do Daring Bakers'. Dessa vez minhas Alaskas ficaram bem mais bonitas. Fiz um bolo simples, só acrescentei uma farinha de amendoim à massa. O sorvete foi de chocolate, comprado pronto. Meu suspiro ficou...quase bom. Continuo precisando de um suspirólogo. 


Also at www.gastronomiclab.blogspot.com

Nenhum comentário: