Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Daring Bakers' Challenge - Setembro 2010 - Biscoitos Decorados

Eu A.D.O.R.E.I o desafio de confeitaria deste mês. Cookies! Há tempos venho colecionando receitas de biscoitinhos e, ultimamente, venho pensando em criar um desafio só sobre o assunto. Alguém se habilita? 
Daí que, quando vi que o tema do mês seria esse, fiquei muito feliz. 
Mandy do “What the Fruitcake?!” baseou-se em receitas de Peggy Porschen e do The Joy of Baking.

Nós deveríamos seguir a receita fornecida, mas poderíamos "incrementar" do jeito que quiséssemos. Eu resolvi acrescentar à receita básica, flores secas de lavanda. Huum, isso deu um sabor especial aos meus biscoitinhos. E, enquanto eles assavam, a casa ficou um perfume só.

Quanto a decoração, a exigência era usar o glacê real. Mas confeitos, balinha e outras coisinhas assim também podiam ser usadas em conjunto com o glacê. Outra exigência era que toda a decoração deveria se basear no tema Setembro e tudo o que este mês nos inspirasse.

Fácil! Antes de mais nada, setembro significa
 primavera, claro.

Além disso, este é um mês tradicionalmente muito procurado para casamentos , então, significa também
 muito amor.

Em terceiro lugar, porém não menos importante (pelo menos para mim), setembro é o mês do meu aniversário. Então, ele significa também
 muitos presentes! ;p

Biscoitinhos 
200g manteiga, a temperatura ambiente
400g farinha de trigo
200g açucar
1 ovo, ligeiramente batido
5ml extrato de baunilha ou sementes de uma bainha de baunilha
Bata a manteiga, o açucar e, se estiver usando, algum outro ingrediente pra adicionar sabor (no meu caso, as lavandas secas). Bata até obter uma consistência cremosa. Não bata demais, para não incorporar muito ar.
Acrescente o ovo e bata até estar misturado. Dinimua a velocidade da batedeira e vá adicionando a farinha até que a massa desgrude da tigela.
Faça uma bola com a massa e divida em 2 ou 3 partes. Enrole cada uma delas em papel filme e leve a geladeira por, no mínimo, 30 minutos.
Depois de gelado, retire o papel filme e abra a massa em uma superfície enfarinhada. Use os cortadores de sua preferência e arrume os biscoitos em um tabuleiro forrado com papel manteiga. Leve de volta ao gelo por mais 30 minutos. Asse em forno aquecido a 180º até que comece a dourar nas bordas, mais ou menos 10-15 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar completamente e, então decore como preferir.

Glacê Real
315g – 375g açucar de confeiteiro
2 claras
10ml suco de limão
5ml extrato de amêndoas (opcional)
Bata as claras em neve até o ponto de suspiro (picos firmes). Junte o suco de limão e bata mais um pouco. Junte o açucar aos poucos e o extrato de amêndoas.
Dica: a primeira medida de açucar é par um glacê mais fluido, usado para cobrir superfícies e preencher desenhos. A segunda faz um glace mais firme, usado para fazer desenhos ou escrever.
Dica 2 : o glacê real começa a endurecer logo que entra em contato com ar, então mantenha-o coberto com papel filme.

 
Para outras excelentes dicas sobre como decorar biscoitos veja o site do Daring Kitchen. Alias, veja por lá também a quantidade de trabalhhos lindos foram feitos esse mês.

Eu tenho uma cisma danada de usar corantes nas preparações que faço em casa. Acho que nós já somos tão expostos a conservantes, flavorizantes e uma infinidade de aditivos artificiais em todos os alimentos comprados prontos que a ideia de eu mesmo acrescentá-los na comida que sirvo às minhas filhas não me agrada nem um pouco. Tentei então colorir meu glacê com colorau, mas não ficou lá como queria.

Também senti que eu TINHA que usar meu maçarico (ainda não cansei do brinquedo novo). Mas também não ficou lá muito bom.


Nenhum comentário: