Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Daring Cook's Challenge - Dezembro 2010

Essa foi a vez de Simone, do Junglefrog Cooking, lançar seu desafio. Salmão en Croute. Receita saida do Good Food Online. 

Variações permitidas: A parte obrigatória era usar massa de torta, que envolveria o peixe. Caso salmão não fosse viável, por qualquer razão, poderíamos optar por filet a Wellington ou  Vegetais en Croute. Poderíamostambém escolher algum outro peixe. Só frango ficou de fora.

Começo com a receita original, postada no Daring Kitchen, depois faço meus comentários.

Salmão en Croute
150g Mascarpone ou Cream Cheese
120g Agrião, rúcula, e espinafre
500g de massa de torta (receita abaixo)
500g filet de salmão, sem pele
1 ovo médio
Pre-aqueça o forno a 200°C. Coloque o mascarpone ou cream cheese em um processador de alimentos, junte as folhas e bata até opter uma pasta cremosa e verde.Tempere a gosto.
Abra a massa com rolo, com aprox. 2-3mm de espessura, e acondicione-a em um tabuleiro untado. Arrume o salmão sobre a massa, deixando bastante sobra para os lados. Cubra o peixe com o creme de queijo e folhas. Feche a massa por cima de tudo, fazendo um embrulho, como de presente. Acerte as bordas da massa e corte os excessos. Faça 3 cortes superficiais na parte superior, para dar saida ao vapor. Se quiser criar uma decoração com as sobras de massa, esse é o momento. Pincele com o ovo batido e leve ao forno por 30 minutos ou até que a massa fique dourada.
Para testar se o salmão assou bem, enfie uma faca fina em um dos cortes que vc fez na massa, aguarde uns segundos e retire-a testando sua temperatura na parte interna so seu pulso. Se estiver bem quente, o salmão estará no ponto.

Massa de Torta

Embora não fosse obrigatório, seria muito interessante que fizessemos nossa própria massa. O processo é simples, apenas fique atento para não adicionar muita água, para que a massa fique com a consistência adequada.

450g de farinha de trigo
200g manteiga gelada
1 pitada de sal
Coloque a farinha em uma tigela. Junte a manteiga em pedacinhos e misture-a com a ponta dos dedos à farinha. Essa misture deve ficar com a aparência de uma farofa fina. também se pode fazer isso com um processador, usando0se a tecla pulsar.
Junte o sal e 2-3 colheres de sopa de água e mexa bem para formar a massa. Vire-a em uma superfície enfarinhada e amasse-a um pouco com as mãos. Envolva-a em papel filme e leve-a a geladeira por umas 2 horas.

Muito bem, agora vamos aos meus comentários:
1º Eu decidi usar o cream cheese, mas, no lugar das folhas, eu o misturei a wasabi em pó. Não tenho ma quantidade certa. Vai depender do seu gosto pessoal. Então, fui juntando o wasabi aos poucos e provando. até chegar a um ponto que me agradou. Eu gosto quando fica bem ativo.


2º Eu polvilhei raspas de laranja sobre o salmão.

3º Polvilhei um sal rosa do Himalaia maravilhoso, que o Mário me deu de presente.


4º A massa: comecei seguindo a receita fielmente, mas a coisa não funcionou muito bem. Bom, quero comentar que nunca vi este tipo de massa de torta antes. Quero dizer, estas são os tipos de massa que conheço:

_Básica: farinha de trigo, sal, açucar, ovo, manteiga e água.
_Sablé: farinha de trigo, sal opcional, gemas de ovo, manteiga.
_Sucré: farinha de trigo, sal opcional, açucar, gemas, manteiga.
_Lintzer: farinha de triga, sal, açucar, ovos, manteiga, fermento,amêndoas, especiarias.
_Frola: farinha de trigo, sal opcional, açucar, gemas, manteiga, fermento.

Como se pode ver, nenhuma delas leva somente trigo, sal, manteiga e água. Então, eu acrescentei uma gema a minha mistura inicial e tudo se ajeitou.

De todo modo, o prato ficou muito bom e foi mais uma grande oportunidade de aprendizado.

Nenhum comentário: