Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Daring Bakers' Challenge - Dezembro 2010

O desafio de dezembro de 2009 do Daring Bakers’ foi oferecido por Anna do Very Small Anna e Y do Lemonpi. E o que elas escolheram? Montar uma casinha de gingerbread. As receitas são do Good Housekeeping e do The Great Scandinavian Baking Book.
Dica da Anna: A massa do biscoito pode ser feita com antecedência e congelada. Depois com tempo e calma, você pode descongelar, abrir com rolo, cortar e assar.

A casinha poderia ser grande ou pequena, desde que todas as partes fossem comestíveis. A casa deveria ser montada sem o uso de cola nem de suportes artificiais.

Voce deve conhecer a estória “Os Três Porquinhos”, não é mesmo? Definitivamente eu não seria o Prático, nunca! Minha casinha desabou ao primeiro sopro...
De qualquer modo, devo agradecer Anna e Y por essa chance de fazer algo que nunca fiz antes. E pelas boas gargalhadas que isso tudo rendeu. Hahahaha!
Mas, sério, eu também devo confessar que não gostei muito desse desafio. Quero dizer, não vejo propósito em tanto trabalho para um resultado... hum...como direi?...inexpressivo, sem nada de especial. Veja bem, receitas difíceis e trabalhosas não me assustam. Eu até gosto do desafio, daquela sensação de dever cumprido e de vitória, quando tudo dá certo. Mas o resultado final tem que ser gostoso, muito gostoso. Surpreendente, até. Bonito e apetitoso também.
Das duas receitas fornecidas, eu resolvi fazer a do Scandinavian Gingerbread. Essa me parecia mais interessante. Mas…Eta biscoitinho sem graça!

Bom, aí vão os resultados:
E a casa caiu ...
Receita fornecida porY:

Gingerbread Escandinavo (Pepparkakstuga) do The Great Scandinavian Baking Book by Beatrice Ojakangas
1 xic. (226g) de manteiga, a temperature ambiente
1 xic. (220g) de açucar mascavo
2 colheres de sopa de canela
4 colheres de chá de gengibre em pó
3 colheres de chá de cravo em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ xic. Água fervente
5 xic. (875g) de farinha de trigo
Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Junte a canela, o gengibre e o cravo. Misture a água quente com o bicarbonate e junte ao crème de manteiga. Vá adicionando a farinha aos poucos.Continue batendo até conseguir uma massa firme. Se necessário, acrescente mais água, uma colher de sopa de cada vez. Embrulhe em papel filme e gele por 2 horas ou deixe de um dia para o outro.
Abra a massa com rolo, em um tabuleiro, não untado, corte as paredes e as partes do telhado, portas e janelas, chaminés etc
Pre-aqueça o forno a 190ºC. Asse por 12 a 15 minutos, ou até os biscoitos ficarem dourados e firmes. Depois de assados,acerte as diferenças em cada parte com uma faca afiada. Deixe esfriar.

Glace Real
1clara de ovo grande
3 xic (330g) açucar confeiteiro
1 colher de chá vinagre branco
1 colher de chá extrato de amêndoa
Bata bem todos os ingredientes, adicionando o açúcar gradualmente, até obter a consistência desejada. Coloque num saco de confeitar e passe sobre as peças de biscoito já cortadas. Deixe secar antes demontar a casa.
Se não usar todo o glace de uma vez, cubra-o com um pano úmido. Talvez você tenha que bater mais um pouco quando for usa-lo.

Xarope Simples:
2 xic.(400g) açucar
2 xic de água
Coloque a água e o açucar numa panela sobre o fogo e deixe ferver até o açúcar dissolver. Pincele as beiradas das peças e cole uma as outras.

Nenhum comentário: