Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Daring Bakers' Challenge - January 2010


Janeiro foi a vez das barras de Nanaimo (se pronuncia Naniimo). Ah voce não sabe o que é isso? Bem eu também não sabia, até este desafio. Mas vamos por partes.
Primeiro, vamos falar sobre Nanaimo. Esta é uma cidade canadense, localizada em uma península da costa oeste, no Oceano Pacífico, na Columbia Britânica. Nanaimo fica quase em frente a cidade de Vancouver, onde, este ano se realizam as Olimpíadas de Inverno. Lauren, que foi quem fez o desafio deste mês, resolveu fazer uma homenagem ao Canadá, às Olimpíadas e a Vancouver com esta receita. Se voce quiser saber mais sobre esta cidade ou ver algumas fotos, deixo este link do site oficial da cidade: http://www.nanaimo.ca/
Segundo, barrinha de Nanaimo é uma deliciosa e tradicional receita canadense. Deliciosa e muito calórica. Por que tudo que é delicioso é muito calórico? Tão injusto... Voltando ao assunto, essas barras tem 3 camadas: a primeira composta por uma mistura de biscoitos chamados crackers de graham, chocolate, coco ralado e nozes. A segunda,composta por creme espesso e a última, perdição!, por uma cobertura lisa, brilhante e maravilhosa de chocolate.
Como eu já citei, este mês o desafio foi proposto por Lauren, do blog Celiac Teen. A receita original foi tirada de 101 Cookbooks.

Biscoitos Graham sem gluten



1 xíc. de farinha de arroz
3/4 xíc. (100 g) amido ou farinha de Tapioca
1/2 xíc (65 g) fubá fino
1 xíc.(200 g) açucar mascavo
1 colher de chá (5 ml) bicarbonato d sódio
3/4 colher de chá (5 ml ) sal
7 colheres de sopa (100 g) manteiga sem sal, cortada em cubinhos de 1cm e bem gelada
1/3 xíc. (80 ml) mel
5 colheres de sopa (75 ml) leite integral
2 colheres de sopa (30 ml) extrato de baunilha
Misture as farinhas, o açucar mascavo, o bicarbonato e o sal. Com o auxilio de duas facas, vá incorporando os cubinhos de manteiga  até obter uma mistura com a aparência de farofa.

Em uma outra tigela, misture o mel, o leite e a baunilha.Junte tudo a mistura de farinhas, até obter uma massa macia e grudenta. Vire a massa sobre uma superficie enfarinhada com a farinha de arroz e de a forma de um retangulo, embrulhe em papel filme e leve a geladeira por duas horas ou por uma noite.


Divida a massa em dois  e guarde metade na geladeira.Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de arroz e abra a massa sobre ela, até conseguir umretângule com 1/2 cm de espessura. A massa estará bem grudenda, então vá polvilhando farinha de arroz na mesa de trabalho e nas mãos. Corte quadrados de 4x4 cm. Arrume os biscoitos sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Decore os biscoitos, fazendo furinhos com palitos. Leve a geladeira por 2 horas e, a seguir, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse por 25min. ou até que fiquem dourados.

Barras de Nanaimo

1ª camada
Quando os biscoitos estiverem assados e frios, separe uma parte deles e quebre-os em pedaços pequenos. Voce vai precisar de 1 1/4 de xícara de farelo de biscoito.
1/2 xíc. manteiga
1/4 xíc. açucar cristal
5 colheres de sopa de cacau em pó, sem açucar
1 ovo grande, batido
1 1/4 xíc. de biscoito de Graham, quebrado
1/2 xíc. de amêndoas de qualquer tipo (nozes, castanhas, pistaches, amendoim), picadas - Fui de amêndoas.
1 xíc. coco ralado
Coloque uma tigela em banho-maria e derreta a manteiga, junto com o açucar e o cacau. Junte o ovo batido e misture bem e sem parar, até engrossar. Retire do calor. Junte o biscoitos, as amêndos e o coco. Pressione esta mistura no fundo de uma forma de 15x15cm, não untada.



2ª camada - Custard
1/2 xíc. manteiga
2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de pó para flan de baunilha - Vou ser sincera. Não gostei muito do sabor final desse creme, não. Então, eu aproveitei a ideia e fiz outras versões. Veja no final da postagem. 
2 xíc. de açucar de confeiteiro
Bata bem a manteiga com o pó para flan, o creme de leite e o açucar de confeiteiro.Bata até clarear. Espalhe sobre a camada anterior.


3ª camada

115g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de manteiga
Derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo. Deixe esfriar e espalhe sobre a 2ª camada.


Leve a geladeira por mais umas 2 horas. Corte em quadrados na hora de servir e decore a gosto.


Depois dessa primeira leva, eu fiz mais tres versões dessas barras. Em todas elas eu usei pistaches na primeira camada. As mudanças vicaram todas restritas à camada do meio. Na primeira versão fiz um custard de café. Muito bom. A segunda foi um creme de canela com alecrim. Voces não fazem ideia de como ficou bom. E por último, usei um creme de limão. Nota 10.
As receitas? Sem mistério. Usei a receita original e substitui o pó para flan por café solúvel, geléia de alecrim e canela em pó, e suco de limão, respectivamente. Só isso.

Nenhum comentário: