Pois é, muito atrasado! Mas vamos ao que interessa.
O desafio era assar macarons. Eu já estava super atarefada com os preparativos para as férias e encarei a "coisa" já na última hora. Saiu tudo errado. Meus macarons ficaram uma *&$@#, feios de dar dó! Mas até que de sabor, estavam bem gostosinhos. Se tivesse tido mais tempo, teria tentado novamente, até dar certo, mas a viagem já estava em cima, eu ainda tinha trocentas coisas para resolver, então, dei uma improvisada e transformei-os nesta sobremesa ai da foto acima.
Comecemos pelo começo. Quem propos o desafio? O que são macarons?Onde foi que a coisa desandou?
O desafio de outubro foi proposto por Ami S. do blog Baking Without Fear. Ela escolheu a receita de se macarons de Claudia Fleming, em seu curso: The Desserts of Gramercy Tavern.
Segundo a Wikipedia, Macaron é um pequeno bolo granulado e comumente produzido sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro, especialidade de Lorraine (Nancy e Boulay), na França. Não diz muito, né mesmo?
Nos Eua macaroon refere-se a um biscoito em forma de piramide, geralmente feito com coco. Mas, na Europa, especialmente na França, macarons são feitos de claras em neve, em ponto de suspiro, misturadas a amêndoas. Sua textura varia entre o crocante por fora e o “puxa” por dentro. Dois macarons são colados como um sanduiche, recheados de chocolate, doce de leite, caramel, geléia, ou o que mais sua imaginação inventar. Melhorou? Essa informação é da própria Ami, aquela que lançou o desafio.
Macaron é um doce absurdamente perfeito feito com amêndoas e vendido em diversas cores e sabores.
Ladurée é a pâtisserie que inventou os macarons modernos em 1862. Tudo é tão histórico e gostoso que ela foi responsável por fazer todos os doces do filme Maria Antonieta, da Sofia Coppola
Acho que voce já entendeu, então vamos a diante
Ingredientes
2 ¼ xic. (225 g) açucar de confeiteiro
2 xic. (190 g) farinha de amêndoas -> Eu fiz uma farinha com 100g amêndoas e 90 pistaches
2 colh. sopa (25 g) de açucar cristal
5 claras (Temperatura ambiente)
Aqueça o forno a 90ºC. Misture o açucar de confeiteiro e a farinha de amêndoas numa tijela média. Se estiver fazendo sua próprio farinha de amêndoas, misture uma xic. De açucar de confeiteiro no processador de alimentos e bata até obter um pó bem fino.
Bata as claras em neve até que se formem picos macios. Gradualmente, vá acrescentando o açucar cristal e continue batendo, até o ponto de suspiro, com picos firmes.
Junte um terço da farinha de amêndoas ao merengue e misture gentilmente. Se voce quiser acrescentar algum sabor aos seus macarons, esta é a hora. Em seguida, junte o restante da farinha de amêndoas e misture tudo muito bem. Mas seja delicada, movimentos suaves, por favor.Cuidado para não bater de mais essa mistura.
Coloque esse creme em um saco de confeitar, com um bico liso e fino, e forme círculos de 2,5cm sobre um tabuleiro forrado com silpat ou papel manteiga.
Asse os macarons por 5 minutos. Remova o tabuleiro do forno, aumente a temperatura para 190ºC. Quando o forno atingir esta nova temperature, volte com os macarons para mais 7 ou 8 minutos de calor ou até que eles fiquem ligeiramente dourados.
Variações permitidas: a receita de Fleming pede farinha de amêndoas, mas, como aqui no Brasil, eu nunca vi dela pronta para vender, você vai ter que fazer sua própria farinha, usando um processador de alimentos. É aconselhável que se misture pelo menos uma xícara de açúcar de confeiteiro às amêndoas, quando for batê-las. Isso evita que elas se transformem em uma pasta, ao invés de farinha. Bata essa mistura o mais fino possível. De preferência por amêndoas descasdas.
Voce pode substituir as amêndoas por avelãs ou pistaches. Se optar por qualquer outro tipo de noz, é recomendável usar uma mistura com 50% de amêndoas, por estas são mais secas que qualquer outra e ajudam a manter a textura desejada.
As variações de sabor são infinitas. Pode-se juntar sementes de baunilha ao açucar cristal, ou ainda , podemos misturar raspas de limão ou laranja, cacau em pó, café solúvel ou pó de café para espresso , chá ou raspas de outras frutas aos nossos macarons. Pode-se também colorir os macarons, devendo-se escolher os corantes em pó.
A mesma coisa vale para o recheio. São inúmeras as posibilidades e todas eram permitidas neste desafio.
Resumindo
Mandatório:
-Fazer a receita de macaron de Claudia Fleming
-Rechear e montar pelo menos um par de macarons.
Opcional:
-Sabores e cores.
-Em caso de alergias alimentares, poderia-se fazer macarons sem quaisquer tipo de amêndoas.
Informações adicionais:
David Lebovitz: http://www.davidlebovitz.com/archives/2008/09/making_french_macarons.htm...
Mais macaroons:
http://www.seriouseats.com/2007/10/introduction-to-french-macarons.html
Fique inspirado com Tartlette!: http://www.mytartelette.com/search/label/macarons
Veja este vídeo de Paulette:
http://www.youtube.com/watch?v=qXIvX0-CEu0
Outro vídeo sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=t_RfiFoWZKQ&feature=related
Batendo as claras em neve: http://www.glutenfreecookingschool.com/archives/egg-series-no-1-how
Bem, mesmo com todas essas informações e vídeos, assar um macaron não é tarefa fácil. Tudo pode dar errado. E foi isso que aconteceu comigo. Não sei dizer exatamente onde a coisa desandou. Eu sei bater claras em neve, sei o que é ponto de picos firmes. Tomei cuidado oa misturar a farinha de amêndoas às claras. Sei lá. Foi frustrante.
Consegui montar um sanduiche de macaron, como requerido.
Eu tinha uma sobra do crème de confeiteiro com baunilha e essência de amêndoas do desafio anterior. Resolvi misturar esse crème com os macarons esmigalhados, cobrir tudo com crème Chantilly e enfeitar com pitaches e morangos. Voilá! A galera aqui em casa comeu e se lambusou. Até me disseram para sempre errar nos meus macarons. kkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário