Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Daring Cooks' Challenge - Agosto 2010 - Pierogi


LizG do Bits n' Bites e Anula do Anula's Kitchen trouxeram uma receita de Pierogi, um pastelzinho cozido, originário da Polônia. Ele pode ser feito doce ou salgado.

Quando eu li a receita, não levei fé. Lembrei logo de nhoque, só que sem molho e com recheio. Mas até que ficou gostosinho. Assim, não sei se vou repetir a dose, não. Não sei se compensa o trabalho.

Vamos lá. Como sempre, ai vai a receita original. Em vermelho, minhas observações e modificações.

Massa
1/2 xíc. de leite
1/2 xíc. creme de leite fresco
3 claras
1 col. chá sal
3 xíc. farinha de trigo
Misture todos os ingredientes e sove bem a massa. Em uma superfície enfarinhada abra a massa com 3 milímetros de espessura e corte quadrados de 5 cm de lado ou círculos com 10cm de diâmetro.
Eu acrescentaria sabor a esta massa. Canela e cravo em pó, gengibre, chocolate, para massas doces. Ou ainda, orégano, alecrim ou algum tempeiro qualquer para massas salgadas.
Eu usei uma batedeira para fazer a massa. Com a raquete para massas pesadas, quase não precisei trabalhar com as mãos. Se uma imagem vale por mil palavras, vejam ai embaixo.


Recheio - tradicional
450g queijo cottage escorrido
3 gemas
Sal a gosto
Misture todos os ingredientes e coloque uma colher de chá de recheio em cada círculo ou quadrado de massa. Feche o pastel e aperte as bordas com um garfo.
Eu usei ricota tipo puína no lugar do cotage, que acho muito sem graça. adicionei damascos secos picados e nozes e substitui o sal por 2 colheres de sopa de açucar.


Coloque os pierogis em água fervente. Quando eles subirem à superfície, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Os pierogis também podem ser fritos ou assados depois de cozidos e frios.
Como eu achei essa coisa toda muito sem graça, juntei uns paus de canela, cravos e cascas de laranja na água de fervura. Consegui um saborzinho a mais, além do perfume, que se espalhou pela casa toda.
Depois que estavam todos prontos, peguei uma parte deles e fritei por imersão, em óleo bem quente. Naõ mudou muita coisa, não. Só ficaram crocantes.
Servi os pierogis cozidos com um caramelo balsâmico com frutas do bosque. Comprei pronto, no supermercado, na seção de importados (marca Paganini). Já os fritos, foram servidos com um molho de damasco. Nada mais que geléia de damasco, diluída em um pouco de água e vinagre de vinho branco e aquecida.
Estou pensando em pegar os últimos pierogis que sobraram e leva-los ao forno. Será que fica bom?

Also at www.gastronomiclab.blogspot.com

Nenhum comentário: