Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Daring Bakers' Challenge - Julho 2010 - Bolo Sorvete

O desafio deste mês e de Sunita do Sunita’s world – life and food. Sunita trouxe um bolo sorvete bem interessante. Sua receita foi baseada numa receita de sorvete do site Taste of Home.
Tinhamos que fazer o rocambole e seu recheio, 2 sorvetes diferentes e uma calda ou cobertura.
Depois de pensar um pouco e trocar umas idéias com meus amigos Mário e Matilde, resolvi fazer duas  versões diferentes, mas ambas com uma "pegada" bem brasileira.
O primeiro foi inspirado na velha sobremesa Romeu e Julieta, ou seja, sorvetes de goiabada e de queijo, fudge de castanha do Pará e Bolo de Rolo com rocambole. Pra que não conhece, Bolo de Rolo é um rocambole típico de Pernambuco, recheado com goiabada.

Bolo de Rolo
2 1/2 xíc. de manteiga amolecida
2 3/4 xíc. açucar
8 ovos
4 xíc. farinha trigo
Açúcar de confeiteiro
Queijo parmesão ralado

Em uma batedeira, bata a manteiga e junte o açúcar aos poucos. Junte as 8 gemas e bata bem, até a mistura fique esbranquiçar. Acrescente a farinha aos poucos e continue a bater. Em outra tigela, bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme anterior. Unte um tabuleiro de 28cm x 42cm e polvilhe com farinha de trigo. Despeje uma pequena porção da massa, espalhe bem com uma espátula, formando uma camada de menos de 1cm. Leve ao forno pre-aquecido em temperatura alta. Asse por 4 min. ou até que comece a se soltar da beirada, sem dourar.Prepare um pano de prato, bem esticado e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Desenforme aí o bolo. Espalhe sobre ele uma fina camada do recheio e polvilhe com um pouco do queijo parmesão. Enrole como rocambole, apertando suavemente.Asse mais uma porção da massa, cubra com o recheio e enrole sobre o primeiro rolo. vá repetindo a operação até acabar com a massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Depois de frio, corte em fatias finas. 

Recheio
700g goiabada
2 colheres sopa água
Pique a goiabada em pedacinhos e leve ao fogo com a água, até que derreta e a mistura fique cremosa.
Sorvete de Goiabada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
400g creme de leite
300g de goiabada cremosa
Cortar a goiabada em pedaços e bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao freezer até as bordas começarem a congelar. Levar a batedeira e bater bem. Volte com o sorvete para o freezer. Repita o processo até que todo o sorvete fique congelado por igual.

Sorvete de Queijo
500ml de leite
150ml creme de leite
5 gemas
100g de queijo meia cura
Leve ao fogo o leite, o creme de leite e o queijo. Em uma outra tigela, misture as gemas e o açúcar. Junte um pouco da mistura de leite morno às gemas e misture bem. Junte isso ao restante do leite e volte para o fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar, sem ferver. Leve ao freezer e repita o procedimento do sorvete de goiabada.

Cobertura de Castanha do Pará
3 colheres sopa de manteiga de castanha do Pará - é, aproveitando as sobras do outro desafio.
3 colheres sopa creme de leite
3 colheres sobremesa açúcar
Misture bem e leve ao fogo até engrossar.

Montagem
Forre uma tigela com folhas de papel filme de PVC. Arrume as fatias do rocambole em todo o fundo e lateraios da tigela. Encha metade da tigela com o primeiro sorvete e leve ao freezer. Quando o sorvete estiver bem firme, espalhe a cobertura de castanha do Pará. Arrume o segundo sorvete sobre a camada de castanhas e volte ao freezer. Quando estiver firme, vire a tigela sobre um prato e desenforme. Se estiver dificil de desenformar, passe um pano molhado em água morna no fundo da tigela até que o bolo se solte.

Minha segunda versão foi uma Caipirinha Revisitada: Rocambole de limão, sorvetes de cachaça e de rapadura, com uma cobertura de caramelo de manjericão. Tudo bem, tudo bem. Eu sei que Caipirinha não leva nem rapadura, nem açucar mascavo, muito menos manjericão. Mas não dava prá fazer sorvete de açucar e eu tinha que inventar uma calda. Ai lembrei que há alguns anos atrás provei uma caipirinha com majericão, num barzinho aqui de Vitória e gostei muito. Então...
Rocambole de Limão
6 ovos

225g açúcar
45g de trigo 
Raspas de casca de 1 limão
2 colheres sopa de suco de limão
Bata os ovos até dobrarem de volume. acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura esbranquiçada. Junte o trigo e as raspas e o suco de limão, misturando delicadamente. Depeje em 2 tabuleiros untados e enfarinhados.e leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse até  as bordas se soltarem, mas sem deixar dourar. Retire do forno  e desenforme o bolo sobre uma folha de papel manteiga polvilhada com açúcar. Enrole o bolo e deixe esfriar. Então desenrole e cubra com uma fina camada de recheio e torne a enrolar. Esta receita rende 2 rocamboles. 

Recheio
1 lata leite condensado
Suco de 1 limão
Misturar bem, espalhar sobre os bolos. 

Sorvete de Cachaça
400g de açucar
500g de água
1 colher sopa raspas de casca de limão
150ml de cachaça
Ferva a água com o açúcar por 5 min. Quando esfriar, junte a casca de limão, tampe e deixe descançar por 1 ou 2 horas. acrescente a cachaça, misture e leve ao freezer. Faça como nos dois outros sorvetes.

Sorvete de Rapadura
6 gemas
1L leite
500g rapadura - eu ganhei uma rapadura cremosa muito boa, então a usei aqui.
2 latas de creme de leite
Picar a rapadura e bater no liquidificador com 500ml de leite. Aqueça o restante do leite. Bata ligeiramente as gemas e junte um pouco do leite morno. Misture bem e junte ao restante do leite. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver e até engrossar. Junte as duas misturas e leve ao freezer. Daí para frente, faça como os outros sorvetes.

Caramelo de Manjericão
1/2 xíc água
1/2 xíc. açúcar
1 maço de manjericão picado
Leve ao fogo e deixe ferver até começar a engrossar.

Montagem
Semelhante ao Romeu e Julieta.



Algumas considerações 

1ª- A versão romeu e julieta ficou ótima. O bolo é trabalhoso, mas vale o esforço. Os sorvetes ficaram ótimos.  Mas o grande "tchan" foi  a cobertura de castanha. Combinou às mil maravilhas.

2ª- O sorvete de cachaça, mal voce tira ele do freezer, já começa a derreter. Imagina, então, a dificuldade que foi trabalhar com ele. Enquanto eu o espalhava sobre a camada de bolo, ele já ia amolecendo. Depois, quando tirei do freezer para cobrir com o caramelo de manjericão, que ainda estava morno, outra derretida. Por fim, até cobrir com o sorvete de rapadura...Você já entendeu. Assim, quando finalmente a coisa toda ficou pronta e eu cortei a primeira fatia para servir, observei que a camada de cachaça ficou pequenininha e, como o pão de Ló do rocambole é uma esponja, o bolo ficou bem úmido. Os sabores ficaram todos meio misturados. Ababou ficando com gosto de Caipirinha mesmo. A minha idéia era que cada sabor ficasse individualizado. Mas foi um sucesso assim mesmo.

3ª- Cheguei a pensar que deveria ter invertido as camadas de sorvete no caso do bolo Caipirinha. Mas, pensando bem, o sorvete de cachaça por baixo poderia derreter e fazer as fatias do rocambole se soltarem e a coisa toda desmoronar. Melhor fazer as do jeito que fiz mesmo.

4ª- O sorvete de goiabada foi feito na sorveteira de Matilde. Ficou perfeito. Já o de queijo, não teve jeito. Acho que, como o teor de gordura é mais alto, a máquinq não deu conta. ela degelava antes de o sorvete ficar pronto. A mesma coisa aconteceu com o de cachaça, mas dessa vez a culpa foi do teor de álcool, que dificulta o congelamento. O de rapadura, mas pesado, deu um pouco de trabalho, mas a sorveteira acabou dando conta.

5ª- Os melhores sorvetes, em termos de sabor, foram o de cachaça e o de goiabada.

Bom, é isso. Só me resta agradecer a Sunita pelo excelente desafio, ao Mário, por ajudar com as idéias e à Matilde, pela ajuda com as idéias, com o trabalho todo e pelo empréstimo da sorveteira. Sem os proponentes  não teria desafio e eu, sem meus amigos, teria que fazer tudo sozinha.

Voce pode ver a receita original no site The Daring Kitchen.

Nenhum comentário: