Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vegetais com Molho de Queijo

Como prometido no post anterior, aqui vai a segunda receita com aspargos frescos. Se voce me perguntar de qual eu gostei mais eu vou te responder que as duas receitas são muito boas. Esta essa aqui tem um molho de sabor mais forte, que combinou muito bem com os legumes usados, mas o aspargo não sobressaiu no meio de tudo. Dá perfeitamente para fazer esse prato com quaisquer outros vegetais e guardar seu aspargo para outras produções.
Já a primeira receita, de Aspargos com Laranja, apresentou sabores mais delicados, e o doce, meio ácido, da laranja valorizou em muito o aspargo. Então, se o que voce quer, assim como eu, é curtir o sabor do aspargo, o voto vai para a primeira.
Chega de conversa! Vamos a receita

Vegetais com Molho de Queijo
2 xíc de aspargos frescos
1 xíc de abobrinha d'água em rodelas
1 1/2 xíc. de buques de couve-flor
1 x´c. de cenouras cortadas em bastão (ou miniceniuras)

Molho
1/4 xíc de leite
1/4 xíc. queijo tipo cottage
1 colh chá suco de limão
1 pitada de mostarda em pó - Eu caprichei na pitada, e ainda acrescentei mais uma. Te garanto que fez toda a diferença!
Retire as fibras dos talos dos aspargos. Cuidado p/ não quebrar as pontas. Corte a base do talo (aquela parte branca e mais dura, +/- 2cm). Amarre os aspargos em feixe e leve p/ cozinhar em água já fervente, com sal, por 5 minutos. Coloque-os na panela com as pontas para cima, quase fora d'água. Escorra, passe em água fria e arrume-os na travessa em que irá servi-los. Cozinhe os demais legumes, separadamente, em água salgada, mas deixe-os "al dente", ou, pelo menos, não muito moles. Arrume-os na travessa de servir.
Bata no liquidificador todos os ingredientes do molho até obter uma mistura homogênea e sirva sobre os vegetais (eu optei por misturar tudo a mão mesmo e mexer bem. Não ficou um molho lisinho não, uma vez que o queijo cottage é cheio de bolinhas, mas eu gostei dessa aparência mais rústica).


Bom apetite!


Also at www.gastronomiclab.blogspot.com

Nenhum comentário: