Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Daring Cooks' Challenge - Fevereiro 2010

Michele do blog Veggie Num Nums nos desafiou a fazer várias mezzes, palavra grega que se refere a várias entradinhas servidas em conjunto. Ela se baseou em receitas de Claudia Roden, Jeffrey Alford e Naomi Dugid.

A parte obrigatória desta brincadeira eram os pães pita e o humus, mas também deveriamos fazer mais alguma coisa de nossa escolha para  compor uma mezze.  Eu resolvi manter o clima árabe/grego e fazer um Tzatziki e uma salada inspirada no tabule. Primeiro as receitas, depois os comentários.

Pão Pita - Receita adaptada de Flatbreads & Flavors de Jeffrey Alford e Naomi Duguid


2 colheres de chá de ferment seco
2.5 xíc. De água morna
5-6 xic. de farinha de trigo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Em uma tigela grande, polvilhe o fermento sobre a água morna. Mexa bem até dissolver. Vá juntando 3 xícaras de trigo, uma de cada vez, e mexa bem. Isto vai ativar o glúten e formas uma massa aerada que chamamos de esponja. Deixe em repouso por mais ou menos duas horas em lugar protegido de correntes de vento.
Junte, então, o sal e o azeite à esponja e mexa para misturar. Junte o restante da farinha aos poucos até que ela fique pesada para se mexer com colher. Vire a massa sobre uma superficie enfarinhada e sove bem a massa por uns 8 a 10 minutos, até que fique macia e elástica. Volte, então, com a massa para uma tigela grande, limpa e untada com azeite. Cubra com um plástico e deixe repousar até que dobre de tamanho, aprox. 11/2 hora.
Coloque um tabuleiro (ou uma pedra de pizza) na grade mais baixa do seu forno e pre-aqueça a 230ºC
Abaixe a massa gentilmente e divida ao meio. Guarde uma parte, mantendo coberta, enquanto trabalha com a outra. Divida esta parte em 8 pedaços iguais e achate cada um deles com um rolo enfarinhado até obter discos de 20cm de diâmetro e 0,3 cm de espessura. Mantenha os pães cobertos até o momento de ir para o forno.
Arrume 2 pães de cada vez no tabuleiro (ou mais se houver espaço) e asse por 2-3 minutos, ou até que cada pão infle como um balão.Se, por alguma razão qualquer seu pão não inflar, não tem problema. O importante é o sabor!
Repita o processo com toda a massa. Guarde os pães assados embrulhados em uma toalha para mante-los quentes e macios até o consumo.





Humus – Receita adaptada do The New Book of Middle Eastern Food de Claudia Roden


1.5 xíc. Grão-de-bico seco, deixado de molho por uma noite.
Suco de 2-2.5 limões
2-3 dentes de alho amassados
Uma boa pitada de sal
4 colheres de sopa de tahini (paste de gergelim) OU manteiga de amendoim – Eu usei os dois, acrescentando 1 1/2 colher de chá de manteiga de amendoim as 4 colheres de tahini. Deu um sabor super especial.
Cozinhe o grão-de-bico em água fresco, por mais ou menos 11/2 hora, até que fique macio. Bata o grão-de-bico no liquidificador ou processador, juntando um pouco do líquido do cozimento, até conseguir um purê.
Junte os outros ingredientes ao purê e mexa bem. Ajuste o tempero e leve a geladeira até servir.


Tzatziki - esta receita eu achei num blog super legal que eu sigo, o Kalofagas -greek food and Beyond

500 g Iogurte natural, bem drenado ou coalhada seca.
1-2 dentes de alho picados bem miudos
1/2 pepino ralado em ralo grosso.
2 colheres de sopa de dill fresco – usei o seco
Algumas gotas de Ouzo – não usei
Suco de limão
Sal
1/4 xíc. azeite extra-virgem
Misture bem todos os ingredientes.


Salada de Triguilho – Eu esta na TV, no programa da Nigella. Depois achei a receita no site oficial da moça.

250g triguilho (trigo p/ kibe)
1 maço grande e fresco de coentro
1 maço de hortelã, fresca
6–8 ramos de cebolinha
1 pimenta Cambuci (de cheiro) fresca
2 abobrinhas pequenas ou 1 média
Suco de 4–5 limões
8 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino
Deixe o triguilho de molho em água fresca por algumas horas. Lave bem e troque a água algumas vezes. Depois escorra bem.
Corte grosseiramente as folhas de coentro e hortelã. Corte também a cebolinha. Tire as sementes e pique a pimenta de cheiro. Pegue meia abobrinha e corte em cubos pequenos. A outra metade, corte em tiras finas para usar na decoração do prato.
Misture todos os ingredientes, verifique o tempero e sirva gelado.


Ficou tudo muito bom. O pão talvez tenha ficado um pouco duro, mas acho que foi porque eu não sovei o suficiente, então, se voce for fazê-lo, não tenha preguiça, Sove bastante.

Nenhum comentário: