Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Saga Grega - Parte IV


(Calma Mário, tá acabando!)
Vamos ao cardápio.
Como a culinária de qualquer país, a grega é rica, com muitas e variadas opções. Decidimos que a gente só faria os pratos que tivéssemos provado. Mas foram quase 15 dias, almoçando e jantando, através de uma vasta área do continente grego. Provamos muita coisa!

_Vamos ficar, então com aquilo que mais gostamos, ou que foi mais típico, ou o que mais comemos!
_ Puxa! Tudo isso? Já dá um livro...

Toda refeição grega começa pelas mezédes, ou entradas. À semelhança com os tapas espanhóis, compõem-se de várias iguarias, apresentadas em pequenas porções. Geralmente temos azeitonas, folhas de uva recheadas, pastas de berijela, enfim, uma infinidade de coisas.
Neste quesito, nos decidimos por:

_ Khoriátiki saláta, a famosa salda grega, com tomates, pepinos, cebolas, azeitonas, queijo feta, alcaparras e ervas. Essa salada nós comemos em todos o lugares. Até nos buffets de café da manhã dos hoteis a gente dava de cara com ela.

_Além disso, eu estou pensando em fazer também um polvo grelhado - Khtapodaki psitó. Esse prato eu provi num restaurante á beira mar, na linda cidade de Náfplio. Para falar a verdade, o restaurante era bonito e charmoso, mas não era lá essas coisas e o tal polvo não ficou muito bom, não. Muito seco. Mas acho que com o devido cuidado e carinho na hora do preparo, deve ficar uma delícia. Vi uma recita muito boa num site especializado, assim resolvi tentar.

_ Também penso que deveríamos fazer uma Melitzanosaláta, a pasta de berinjela, bastante comum por lá.

Como prato principal, eu tinha pensado num carneiro, mas meu marido me mata se não fizermos um Souvlaki. Todos gostamos da coisa, mas ele virou fã de carteirinha. Foi capáz de comer um cone daqueles quase todos os dias. Mas o danado é bom mesmo. Num cone feito de pão pitta, coloca-se fatias de carne, do churrasco grego, uma porção de salada grega, Tzatziki, um molho feito de iogurte, pepino e alho, e até batata frita. Vale por uma refeição e é gostoso. Então...

Sobremesa. Iogurte com mel, frutas e Baklavas, doces de massa folhada, recheados com nozes, deliciosos.

A Parte V contará as dificuldades que estamos encontrando para realizar este almoço/ jantar. Não tem sido poucas. Por isso batizei a coisa de Saga Grega.

Espero terminar essa história na Parte VI, com o jantar realizado e as recitas postadas. Ufa!

Obs: Foto: Oliveira carregada em Atenas.

Um comentário:

engenheiro almeida disse...

E o arroz à grega? (rs, rs, rs...)