O desafio deste mês e de Sunita do Sunita’s world – life and food. Sunita trouxe um bolo sorvete bem interessante. Sua receita foi baseada numa receita de sorvete do site Taste of Home.
Tinhamos que fazer o rocambole e seu recheio, 2 sorvetes diferentes e uma calda ou cobertura.
Depois de pensar um pouco e trocar umas idéias com meus amigos Mário e Matilde, resolvi fazer duas versões diferentes, mas ambas com uma "pegada" bem brasileira.
O primeiro foi inspirado na velha sobremesa Romeu e Julieta, ou seja, sorvetes de goiabada e de queijo, fudge de castanha do Pará e Bolo de Rolo com rocambole. Pra que não conhece, Bolo de Rolo é um rocambole típico de Pernambuco, recheado com goiabada.
Bolo de Rolo
2 1/2 xíc. de manteiga amolecida
2 3/4 xíc. açucar
8 ovos
4 xíc. farinha trigo
Açúcar de confeiteiro
Queijo parmesão ralado
Em uma batedeira, bata a manteiga e junte o açúcar aos poucos. Junte as 8 gemas e bata bem, até a mistura fique esbranquiçar. Acrescente a farinha aos poucos e continue a bater. Em outra tigela, bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme anterior. Unte um tabuleiro de 28cm x 42cm e polvilhe com farinha de trigo. Despeje uma pequena porção da massa, espalhe bem com uma espátula, formando uma camada de menos de 1cm. Leve ao forno pre-aquecido em temperatura alta. Asse por 4 min. ou até que comece a se soltar da beirada, sem dourar.Prepare um pano de prato, bem esticado e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Desenforme aí o bolo. Espalhe sobre ele uma fina camada do recheio e polvilhe com um pouco do queijo parmesão. Enrole como rocambole, apertando suavemente.Asse mais uma porção da massa, cubra com o recheio e enrole sobre o primeiro rolo. vá repetindo a operação até acabar com a massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Depois de frio, corte em fatias finas.
Recheio
700g goiabada
2 colheres sopa água
Pique a goiabada em pedacinhos e leve ao fogo com a água, até que derreta e a mistura fique cremosa.
Sorvete de Goiabada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
400g creme de leite
300g de goiabada cremosa
Cortar a goiabada em pedaços e bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao freezer até as bordas começarem a congelar. Levar a batedeira e bater bem. Volte com o sorvete para o freezer. Repita o processo até que todo o sorvete fique congelado por igual.
Sorvete de Queijo
500ml de leite
150ml creme de leite
5 gemas
100g de queijo meia cura
Leve ao fogo o leite, o creme de leite e o queijo. Em uma outra tigela, misture as gemas e o açúcar. Junte um pouco da mistura de leite morno às gemas e misture bem. Junte isso ao restante do leite e volte para o fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar, sem ferver. Leve ao freezer e repita o procedimento do sorvete de goiabada.
Cobertura de Castanha do Pará
3 colheres sopa de manteiga de castanha do Pará - é, aproveitando as sobras do outro desafio.
3 colheres sopa creme de leite
3 colheres sobremesa açúcar
Misture bem e leve ao fogo até engrossar.
Montagem
Forre uma tigela com folhas de papel filme de PVC. Arrume as fatias do rocambole em todo o fundo e lateraios da tigela. Encha metade da tigela com o primeiro sorvete e leve ao freezer. Quando o sorvete estiver bem firme, espalhe a cobertura de castanha do Pará. Arrume o segundo sorvete sobre a camada de castanhas e volte ao freezer. Quando estiver firme, vire a tigela sobre um prato e desenforme. Se estiver dificil de desenformar, passe um pano molhado em água morna no fundo da tigela até que o bolo se solte.
Rocambole de Limão
6 ovos
225g açúcar
45g de trigo
Raspas de casca de 1 limão
2 colheres sopa de suco de limão
Bata os ovos até dobrarem de volume. acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura esbranquiçada. Junte o trigo e as raspas e o suco de limão, misturando delicadamente. Depeje em 2 tabuleiros untados e enfarinhados.e leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse até as bordas se soltarem, mas sem deixar dourar. Retire do forno e desenforme o bolo sobre uma folha de papel manteiga polvilhada com açúcar. Enrole o bolo e deixe esfriar. Então desenrole e cubra com uma fina camada de recheio e torne a enrolar. Esta receita rende 2 rocamboles.
Recheio
1 lata leite condensado
Suco de 1 limão
Misturar bem, espalhar sobre os bolos.
Sorvete de Cachaça
400g de açucar
500g de água
1 colher sopa raspas de casca de limão
150ml de cachaça
Ferva a água com o açúcar por 5 min. Quando esfriar, junte a casca de limão, tampe e deixe descançar por 1 ou 2 horas. acrescente a cachaça, misture e leve ao freezer. Faça como nos dois outros sorvetes.
Sorvete de Rapadura
6 gemas
1L leite
500g rapadura - eu ganhei uma rapadura cremosa muito boa, então a usei aqui.
2 latas de creme de leite
Picar a rapadura e bater no liquidificador com 500ml de leite. Aqueça o restante do leite. Bata ligeiramente as gemas e junte um pouco do leite morno. Misture bem e junte ao restante do leite. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver e até engrossar. Junte as duas misturas e leve ao freezer. Daí para frente, faça como os outros sorvetes.
Caramelo de Manjericão
1/2 xíc água
1/2 xíc água
1/2 xíc. açúcar
1 maço de manjericão picado
Leve ao fogo e deixe ferver até começar a engrossar.
Montagem
Semelhante ao Romeu e Julieta.
1ª- A versão romeu e julieta ficou ótima. O bolo é trabalhoso, mas vale o esforço. Os sorvetes ficaram ótimos. Mas o grande "tchan" foi a cobertura de castanha. Combinou às mil maravilhas.
2ª- O sorvete de cachaça, mal voce tira ele do freezer, já começa a derreter. Imagina, então, a dificuldade que foi trabalhar com ele. Enquanto eu o espalhava sobre a camada de bolo, ele já ia amolecendo. Depois, quando tirei do freezer para cobrir com o caramelo de manjericão, que ainda estava morno, outra derretida. Por fim, até cobrir com o sorvete de rapadura...Você já entendeu. Assim, quando finalmente a coisa toda ficou pronta e eu cortei a primeira fatia para servir, observei que a camada de cachaça ficou pequenininha e, como o pão de Ló do rocambole é uma esponja, o bolo ficou bem úmido. Os sabores ficaram todos meio misturados. Ababou ficando com gosto de Caipirinha mesmo. A minha idéia era que cada sabor ficasse individualizado. Mas foi um sucesso assim mesmo.
3ª- Cheguei a pensar que deveria ter invertido as camadas de sorvete no caso do bolo Caipirinha. Mas, pensando bem, o sorvete de cachaça por baixo poderia derreter e fazer as fatias do rocambole se soltarem e a coisa toda desmoronar. Melhor fazer as do jeito que fiz mesmo.
4ª- O sorvete de goiabada foi feito na sorveteira de Matilde. Ficou perfeito. Já o de queijo, não teve jeito. Acho que, como o teor de gordura é mais alto, a máquinq não deu conta. ela degelava antes de o sorvete ficar pronto. A mesma coisa aconteceu com o de cachaça, mas dessa vez a culpa foi do teor de álcool, que dificulta o congelamento. O de rapadura, mas pesado, deu um pouco de trabalho, mas a sorveteira acabou dando conta.
5ª- Os melhores sorvetes, em termos de sabor, foram o de cachaça e o de goiabada.
Bom, é isso. Só me resta agradecer a Sunita pelo excelente desafio, ao Mário, por ajudar com as idéias e à Matilde, pela ajuda com as idéias, com o trabalho todo e pelo empréstimo da sorveteira. Sem os proponentes não teria desafio e eu, sem meus amigos, teria que fazer tudo sozinha.
Voce pode ver a receita original no site The Daring Kitchen.