O desafio de abril 2010 do Daring Cooks foi apresentado por Wolf of Wolf’s Den. Ela nos trouxe um ensopado de Brunswick. Wolf achou esta receita no The Lee Bros. Southern Cookbook de Matt Lee and Ted Lee, oriundos de Callaway, Virginia Ruritan Club.
Este é um ensopado como outro qualquer. Um cozido, como nós o chamaríamos por aqui. A diferença fica por conta das carnes utilizadas, geralmente coelho, frango e bacon, e pelo fato delas estarem todas desfiadas, no meio do caldo. Só isso.
Eu queria fazer este cozido com coelho, mas, infelizmente, o bichinho anda em falta por estas bandas. Procurei em vários supermercados onde eu tinha como certo encontrar e nada. O gerente de um deles chegou a me garantir que uma nova remessa chegaria dentro de poucos dias, mas voltei lá e “neca”.
O jeito foi usar só bacon e frango. A única coisa “diferente” que fiz foi que, ao invés de frango, usei pescoço de peru para fazer o caldo. Também aproveitei um pouco dessa carne do pescoço para incrementar o Brunswick Stew.
Ingredientes
100 g bacon, picado
2 chilis Serranos, sem sementes e picados _ na verdade usei uma pimenta dedo-de-moça e uma Cambuci (de cheiro)
450g coelho, cortado e sem pele _ Como já disse não usei
1,8 – 2,2kg frango, cortado, sem pele e sem gordura
1 colher de sopa de sal
8 - 12 xícaras de caldo de frango _ quem me conhece sabe, só uso caldo caseiro e, dessa vez, meu caldo foi de pescoço de peru.
2 folhas de louro
2 talos grandes de salsão picados
900 g batatas grasseiramente cortadas
350 g cenouras em pedaços
800 g cebolas em pedaços
450 milho verde, cortado da espiga _ usei milho em lata mesmo
700 g feijão manteiga _ não tinha em casa e esqueci de comprar, então fui de grão de bico.
900 g tomates pelados _ usei um enlatado, italiano
¼ xíc. vinho tinto
Suco de 2 limões
Tabasco à gosto
Tempere as carnes com sal e pimenta e deixe descansar por uma meia hora.
Em uma panela grande, frite o bacon até que fique crocante e reserve. Aproveitando esta gordura, frite as pimentas, também até dourarem e perfumarem sua cozinha. Reserve. Agora, ainda na mesma gordura, frite as demais carnes, até dourarem e reserve.
Coloque o vinho na panela, mexa para deglaçar e deixe ferver até evaporar o alcool. Junte o caldo de frango (peru). Deixe o liquid reduzir à metade. Adicione então, as folhas de louro, o salsão, as batatas, as pimentos, o bacon e as carnes. Junte o líquido que deve ter formado na tigelas onde estavam as carnes fritas e mais água se for preciso. Deixe cozinhar em fogo baixo até as carne começarem a se soltar dos ossos.
Tire do fogo, retire o coelho/ frango/ peru do caldo. Deixe esfriar e desfie-os. Não precisa ser aquele desfiado miúdo não, basta soltar a carne do osso e deixar em pedaços. Tire as folhas de louro do caldo e volte com a carne para panela. Junte as cenouras e volte ao fogo, até que elas comecem a ficar macias. Acrescente as cebolas, o feijão pré-cozido (grão de bico, nom meu caso), o milho e os tomates. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Apague o fogo, junte o suco de limão e o Tabasco, acerte o tempero e serva a seguir.
Links em inglês
História do Brunswick Stew
Brunswick Stewmaster's Association
The New Georgia Encyclopedia Brunswick Stew
Georgia’s World Famous Brunswick Stew
Video de uma variação de Brunswick Stew
Nenhum comentário:
Postar um comentário