Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Daring Bakers' Challenge - Julho 2010 - Bolo Sorvete

O desafio deste mês e de Sunita do Sunita’s world – life and food. Sunita trouxe um bolo sorvete bem interessante. Sua receita foi baseada numa receita de sorvete do site Taste of Home.
Tinhamos que fazer o rocambole e seu recheio, 2 sorvetes diferentes e uma calda ou cobertura.
Depois de pensar um pouco e trocar umas idéias com meus amigos Mário e Matilde, resolvi fazer duas  versões diferentes, mas ambas com uma "pegada" bem brasileira.
O primeiro foi inspirado na velha sobremesa Romeu e Julieta, ou seja, sorvetes de goiabada e de queijo, fudge de castanha do Pará e Bolo de Rolo com rocambole. Pra que não conhece, Bolo de Rolo é um rocambole típico de Pernambuco, recheado com goiabada.

Bolo de Rolo
2 1/2 xíc. de manteiga amolecida
2 3/4 xíc. açucar
8 ovos
4 xíc. farinha trigo
Açúcar de confeiteiro
Queijo parmesão ralado

Em uma batedeira, bata a manteiga e junte o açúcar aos poucos. Junte as 8 gemas e bata bem, até a mistura fique esbranquiçar. Acrescente a farinha aos poucos e continue a bater. Em outra tigela, bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme anterior. Unte um tabuleiro de 28cm x 42cm e polvilhe com farinha de trigo. Despeje uma pequena porção da massa, espalhe bem com uma espátula, formando uma camada de menos de 1cm. Leve ao forno pre-aquecido em temperatura alta. Asse por 4 min. ou até que comece a se soltar da beirada, sem dourar.Prepare um pano de prato, bem esticado e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Desenforme aí o bolo. Espalhe sobre ele uma fina camada do recheio e polvilhe com um pouco do queijo parmesão. Enrole como rocambole, apertando suavemente.Asse mais uma porção da massa, cubra com o recheio e enrole sobre o primeiro rolo. vá repetindo a operação até acabar com a massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Depois de frio, corte em fatias finas. 

Recheio
700g goiabada
2 colheres sopa água
Pique a goiabada em pedacinhos e leve ao fogo com a água, até que derreta e a mistura fique cremosa.
Sorvete de Goiabada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
400g creme de leite
300g de goiabada cremosa
Cortar a goiabada em pedaços e bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao freezer até as bordas começarem a congelar. Levar a batedeira e bater bem. Volte com o sorvete para o freezer. Repita o processo até que todo o sorvete fique congelado por igual.

Sorvete de Queijo
500ml de leite
150ml creme de leite
5 gemas
100g de queijo meia cura
Leve ao fogo o leite, o creme de leite e o queijo. Em uma outra tigela, misture as gemas e o açúcar. Junte um pouco da mistura de leite morno às gemas e misture bem. Junte isso ao restante do leite e volte para o fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar, sem ferver. Leve ao freezer e repita o procedimento do sorvete de goiabada.

Cobertura de Castanha do Pará
3 colheres sopa de manteiga de castanha do Pará - é, aproveitando as sobras do outro desafio.
3 colheres sopa creme de leite
3 colheres sobremesa açúcar
Misture bem e leve ao fogo até engrossar.

Montagem
Forre uma tigela com folhas de papel filme de PVC. Arrume as fatias do rocambole em todo o fundo e lateraios da tigela. Encha metade da tigela com o primeiro sorvete e leve ao freezer. Quando o sorvete estiver bem firme, espalhe a cobertura de castanha do Pará. Arrume o segundo sorvete sobre a camada de castanhas e volte ao freezer. Quando estiver firme, vire a tigela sobre um prato e desenforme. Se estiver dificil de desenformar, passe um pano molhado em água morna no fundo da tigela até que o bolo se solte.

Minha segunda versão foi uma Caipirinha Revisitada: Rocambole de limão, sorvetes de cachaça e de rapadura, com uma cobertura de caramelo de manjericão. Tudo bem, tudo bem. Eu sei que Caipirinha não leva nem rapadura, nem açucar mascavo, muito menos manjericão. Mas não dava prá fazer sorvete de açucar e eu tinha que inventar uma calda. Ai lembrei que há alguns anos atrás provei uma caipirinha com majericão, num barzinho aqui de Vitória e gostei muito. Então...
Rocambole de Limão
6 ovos

225g açúcar
45g de trigo 
Raspas de casca de 1 limão
2 colheres sopa de suco de limão
Bata os ovos até dobrarem de volume. acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura esbranquiçada. Junte o trigo e as raspas e o suco de limão, misturando delicadamente. Depeje em 2 tabuleiros untados e enfarinhados.e leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse até  as bordas se soltarem, mas sem deixar dourar. Retire do forno  e desenforme o bolo sobre uma folha de papel manteiga polvilhada com açúcar. Enrole o bolo e deixe esfriar. Então desenrole e cubra com uma fina camada de recheio e torne a enrolar. Esta receita rende 2 rocamboles. 

Recheio
1 lata leite condensado
Suco de 1 limão
Misturar bem, espalhar sobre os bolos. 

Sorvete de Cachaça
400g de açucar
500g de água
1 colher sopa raspas de casca de limão
150ml de cachaça
Ferva a água com o açúcar por 5 min. Quando esfriar, junte a casca de limão, tampe e deixe descançar por 1 ou 2 horas. acrescente a cachaça, misture e leve ao freezer. Faça como nos dois outros sorvetes.

Sorvete de Rapadura
6 gemas
1L leite
500g rapadura - eu ganhei uma rapadura cremosa muito boa, então a usei aqui.
2 latas de creme de leite
Picar a rapadura e bater no liquidificador com 500ml de leite. Aqueça o restante do leite. Bata ligeiramente as gemas e junte um pouco do leite morno. Misture bem e junte ao restante do leite. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, sem deixar ferver e até engrossar. Junte as duas misturas e leve ao freezer. Daí para frente, faça como os outros sorvetes.

Caramelo de Manjericão
1/2 xíc água
1/2 xíc. açúcar
1 maço de manjericão picado
Leve ao fogo e deixe ferver até começar a engrossar.

Montagem
Semelhante ao Romeu e Julieta.



Algumas considerações 

1ª- A versão romeu e julieta ficou ótima. O bolo é trabalhoso, mas vale o esforço. Os sorvetes ficaram ótimos.  Mas o grande "tchan" foi  a cobertura de castanha. Combinou às mil maravilhas.

2ª- O sorvete de cachaça, mal voce tira ele do freezer, já começa a derreter. Imagina, então, a dificuldade que foi trabalhar com ele. Enquanto eu o espalhava sobre a camada de bolo, ele já ia amolecendo. Depois, quando tirei do freezer para cobrir com o caramelo de manjericão, que ainda estava morno, outra derretida. Por fim, até cobrir com o sorvete de rapadura...Você já entendeu. Assim, quando finalmente a coisa toda ficou pronta e eu cortei a primeira fatia para servir, observei que a camada de cachaça ficou pequenininha e, como o pão de Ló do rocambole é uma esponja, o bolo ficou bem úmido. Os sabores ficaram todos meio misturados. Ababou ficando com gosto de Caipirinha mesmo. A minha idéia era que cada sabor ficasse individualizado. Mas foi um sucesso assim mesmo.

3ª- Cheguei a pensar que deveria ter invertido as camadas de sorvete no caso do bolo Caipirinha. Mas, pensando bem, o sorvete de cachaça por baixo poderia derreter e fazer as fatias do rocambole se soltarem e a coisa toda desmoronar. Melhor fazer as do jeito que fiz mesmo.

4ª- O sorvete de goiabada foi feito na sorveteira de Matilde. Ficou perfeito. Já o de queijo, não teve jeito. Acho que, como o teor de gordura é mais alto, a máquinq não deu conta. ela degelava antes de o sorvete ficar pronto. A mesma coisa aconteceu com o de cachaça, mas dessa vez a culpa foi do teor de álcool, que dificulta o congelamento. O de rapadura, mas pesado, deu um pouco de trabalho, mas a sorveteira acabou dando conta.

5ª- Os melhores sorvetes, em termos de sabor, foram o de cachaça e o de goiabada.

Bom, é isso. Só me resta agradecer a Sunita pelo excelente desafio, ao Mário, por ajudar com as idéias e à Matilde, pela ajuda com as idéias, com o trabalho todo e pelo empréstimo da sorveteira. Sem os proponentes  não teria desafio e eu, sem meus amigos, teria que fazer tudo sozinha.

Voce pode ver a receita original no site The Daring Kitchen.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cuscuz Paulista



Puxa! Quanto tempo! Eu me lembro de ter comido alguns desses quando era criança. Depois, nunca mais.
Outro dia, dando uma arrumação em umas revistas antigas, achei essa receita de cuscuz paulista. Na mesma hora decidi que deveria fazê-la. Taí:

500g postas de Piramutaba - também pode ser sardinha, manjuba, pescada
2 colheres sopa suco de limão cravo ou galego
1/2 xíc. de banha de porco
Sal a gosto
1 pimenta malagueta verde picada
1 pitada pimenta do reino
1 cebola média en rodelas
3 tomates - 1 picado e 2 em rodelas
5 xíc de caldo de peixe ou  de frango ou de legumes
500g farinha de milho
1 xíc farinha de mandioca
1 xíc azeitona s/ caroço - evite aquelas que já vem sem caroço. O líquido da conserva penetra nelas e altera seu sabor.
1/3 xíc de salsa picada
1/3 xíc. cebolinha picada
1 xíc azeite
4 ovos cozidos
1 vd de palmito, cortados em rodelas - por favor, não compre o que já vem picado. Aquilo é a sobra do palmito
2 folhas de couve - na verdade são dispensáveis, eu não usei.
Tempere o peixe com o limão e o sal. Frite as postas na banha de porco (acredite, fica muito bom). Junte as cebolas e o tomate picado. Cubra com 2 xíc do caldo que voce escolheu, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 min. Reserve.
Numa tigela grande, misture as duas farinhas e acrescente o restante do caldo escolhido.  Passe o peixe com seu molho em um escorredor e  deixe escorrer sobre as farinhas. . Junte a azeitona, a salsa e a cebolinha. Misture tudo muito bem.
Em uma forma untada com manteiga, forre o fundo com rodelas de tomate, de ovo e de palmito. Coloque uma camada da mistura de farinhas. Arrume mais rodelas de tomates, ovos e palmitos nas laterais da forma. Disponha uma camada de pedaços de peixe. Podem ser as postas inteiras, mas prefiro desfiá-las grosseiramente. Arrume outra camada da mistura de farinhas. Vá alternando as camadas, terminando com a de farinha. Cubra com as folhas da couve (que desperdício de couve! eu cubro com papel manteiga mesmo).
Se voce tiver um cuscuzeiro, use-o. Se não, improvise um banho-maria, lembrando que a água do recipiente de baixo não deve ultrapassar o terço inferior do recipiente de cima. Tampe a forma com o cuscuz e leve ao fogo médio, até que as folhas de couve fiquem amareladas (ou, no meu caso, até que a mistura de farinhas esteja cozida, com uma aparência firme). Retire do fogo, desenforme e sirva quente.

Nunca fiz, mas aposto que isso fica muito bom com camarão também. Talvez até melhor, Mas isso fica pra outro dia...

Also at www.gastronomiclab.blogspot.com

sábado, 24 de julho de 2010

Uma boa idéia...


Dia desses, eu estava surfando pela internet quando encontrei no The Chef in my Head uma receita bem interessante. Figos recheados com queijo azul. Queijo azul é qualquer queijo que tenha aquele mofo azul-esverdeado em seu interior, o Gorgonzola, por exemplo.
Logo lembrei que eu tinha alguns figos em casa. Infelizmente, nenhum queijo azul. Mas havia sobrado uma latinha de Camembet, da festinha de aniversário da minha caçulinha.
Mais umas pesquisas na geladeira e descobri mais uma sobra, uns cogumelos Shitake que se salvaram de virar molho do rosbife do almoço.
Pronto! uma boa idéia para um aperitivo antes do jantar: Figos e cogumelos recheados com Camembert ao forno. Ja dizia Lavoisier, nesse mundo nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, ou no popular, tudo se copia...

Figos frescos, lavados, descascados e cortados ao meio
Cogumelos Shitake ou Paris, sem os talos
1 Lata de queijo Camembert
2 colheres sopa de manteiga
Alecrim fresco a gosto
Azeite
Unte um tabuleiro com uma fina camada de azeite. Unte também as metades dos figos e os cogumelos e os arrume no tabuleiro. Amasse com um garfo o Camembert, misturado com a manteiga. Junte as folhinhas de alecrim. Sugiro não colocar muito alecrim, para não "matar" o queijo. Recheie os figos e cogumelos com essa mistura e leve ao forno médio, só até o queijo começar a dereter. Sirva a seguir e bom apetite!


sábado, 17 de julho de 2010

Daring Cooks' Challenge - Julho 2010 - Manteiga de Nozes



Este mês  Margie, do More Please e Natashya, do Living in the Kitchen with Puppies são as autoras do desafio. Manteigas de nozes ou castanhas. As fontes de pesquisa utilizadas por elas foram Better with Nut Butter na Cooking Light Magazine, Asian Noodles de Nina Simonds, e Food Network online.

Podíamos escolher qualquer nóz ou castanha da nossa preferência. Nozes, castanha de caju, macadâmia, pecan, amendoim etc E utilizar a manteiga, feita em casa, por nós mesmos, em uma receita salgada. Eu adorei a idéia!
Manteiga de amendoim voces conhecem, né? Aquela, do potinho amarelo! É, essa mesmo, Amendocrem. Figurinha fácil em filme americano em que tem criança indo pro colégio. Até parece que o único lanche que a galerinha come por lá é o famoso sanduiche de manteiga de amendoim com geléia...
Mas a minha idéia era experimentar outras castanhas, testar seus sabores e combinações. Além disso, seu uso em receitas salgadas, me deixou muito animada. Essa mistura é comum na cozinha Thai (tailandesa), uma das minhas preferidas. Preferida tanto pela mistura de sabores, cores e texturas, como preferida também para cozinhar. Envolve sempre tantos ingredientes, tanta coisa interessante, como curry tailandês, pasta de pimenta chili, leite de coco, amendoins, shoyo. O grande segredo desta cozinha está no equilíbrio entre o salgado e o doce, o azedo e o apimentado.
Mas, estou fugindo do assunto. E muito! Outra hora volto ao tema da cozinha Thai.
O desafio. Resolvi fazer 4 manteigas ( abusaaaada!). Nozes, macadâmia, castanha de caju e castanha do Pará. Segundo as explicações originais, no site The Daring Kitchen, a melhor maneira de fazer qualquer uma dessas manteigas é com um processador de alimentos. Bom, mãos à obra.
Logo na minha primeira tentativa, com a macadâmia, o processador pediu arrego. Acho que ele pensou que, após 22 anos de serviços prestados, merecia umas férias. O jeito foi apelar pro liquidificador mesmo. Hah, voces não sabem como a coisa complicou. Por mais forte que fosse meu liquidificador, ele não trabalha da mesma forma que um processador. Quem diz que é tudo a mesma coisa, não conhece um ou outro.
A castanha de caju foi, de longe a mais fácil de se trabalhar. Caiu no copo do do aparelho, virou pó e em menos de 2 minutos já estava "manteigando". A castanha do Pará até que se comportou bem, mas eu tive que tirar tudo do copo e voltar a bater de pouquinho em pouquinho. Agora, as nozes e a macadâmia... De matar.
Enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos e a coisa toda foi até divertida. Terminei com 4 potes de manteigas nas mãos, ainda meio sem saber o que fazer com elas. Escolhi algumas receitas que encontrei por aí, todas originalmente eram para manteiga de amendoim. Fiz algumas adaptações. Vejam o resultado final disso tudo:

Manteigas
O processo para fazer qualquer tipo de manteiga de castanhas é o mesmo. Coloca-se a quantidade desejada de castanha no processador e bate-se até virar creme. Num primeiro momento, conforme a dureza da castanha utilizada, ela se quebra em pedacinhos ou vira pó. À medida que se continua batendo, elas vão soltando óleo e vão formando uma pasta. O tempo total para isso varia entre 1 e 4 minutos. Devemos lembrar que o rendimento é de aproximadamente 50%, ou seja, 1 xícara de castanha renderá 1/2 xícara de pasta.  Recomenda-se o uso de castanhas sem sal para pastas neutras. Depois voce pode acrescentar sal ou açucar, dependendo do uso que se vai dar a ela. Pronto só isso. Nem é tão audacioso (daring) assim, né?

Frango Grelhado ao Molho Thai
1kg peito de frango sem osso
4 dentes de alho picados
Suco de meio limão
Sal que baste

Molho
1 colher sopa de ketchup
1 colher chá açucar
1 colher chá de molho de pimenta
Suco de meio limão
1 colher de sopa de gengibre fresco, ralado
1 colher de sopa de shoyo
1 colher de sopa de molho de ostra
100ml leite de coco
1/2 xícara de manteiga de castanha de caju
Caldo de frango
Sal
Coentro picado
Tempere o peito de frango com o sal, o limão e o alho picado. Deixe marinar por algumas horas. Grelhe o frango em uma frigideira de fungo grosso, com pouquíssimo óleo. Reserve.
Leve outra panela ao fogo e vá juntando todos os ingredientes do molho, um a um. Não acredite muito nas quantidades descritas na receita. Como já escrevi lá no começo deste post, o segredo da cozinha Thai está no equilibrio de sabores. Então prove, sempre e continuamente. Nenhum dos ingredientes deve sobresair, nem ficar apagado. Quanto ao caldo de frango, vá juntando ao molho de concha em concha. A consistência final deve ser fluida, mas também grosso e cremoso. Quando começar a ferver, apague o fogo e sirva a seguir, sobre o frango.
Este molho também vai muito bem com carnes. eu preparei o frango para o almoço. No jantar, fritei  hamburguer caseiro e servi com a sobra deste molho. Ninguém reclamou...

Panquecas de Castanha do Pará

Aí na foto voces só vão ver a versão doce da coisa. Mas fiz as panquecas com pouco açucar e uma pitada de sal. Elas ficaram "neutras" e foram servidas tanto com geléia de tangerina ou maple, como com manteiga, queijo e presunto. Ficaram muito gostosas dos 2 jeitos.
A receita original era com manteiga de amendoim e eu a adaptei daqui.

1 1/4 xíc. farinha de trigo
2 colheres sopa de açucar
2 1/2 colheres chá de fermento
1/2 colher chá de sal
2 xícaras de leite
1 ovo
1/4 xícara de manteiga de castanha do Pará
Manteiga derretida, para untar a frigideira
Misture todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata por alguns minutos. Leve uma frigideira untada com a manteiga derretida ao fogo médio e despeje nela 1/4 de xícara de massa de cada vez. Frite até ficar dourada. Vire a panqueca e repita o processo.

Cookies de Manteiga de Nozes Sem Assar


Bem, esse sem assar ficou só no nome. Comigo não funcionou. Primeiro a receita, depois explico.

1xíc. de açucar mascavo
1/4 xíc de margarina
3colheres sopa de leite em pó
4 colheres sopa de água
1 xíc de aveia (eu usei em flocos)
1 xíc de manteiga de nozes
Nozes picadas
1/2 colher chá extrato de baunilha
1/4 xíc confeitos de chocolate preto e branco
Misture o açucar, a margarina, o leite em pó e a água em uma panela e leve ao fogo, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3-5 minutos, sempre mexendo para não grudar. retire do fogo e acrescente a aveia, a manteiga de nozes, as nozes picadas, a baunilha e os confeitos. Coloque colheradas dessa mistura sobre um tabuleiro e deixe esfriar.
Segundo a receita original, (aqui), bastava isso. Os cookies esfriariam e secariam naturalmente. Ainda havia uma advertência: em dias muito quentes eles poderiam não ficar firmes. Bom, o dia não estava nada quente, pelo contrário. Para os padrões brasileiros, estava até friozinho. Mas nada de firmarem. Resolvi, então levar ao forno 180°C por alguns minutos, até começarem a ficar corados. Deu certo. Gostei.

Sorvete de Manteiga de Macadâmia


Essa é antiga! Muito antiga. Muito tempo atrás, minha mãe, que não é lá muito fã de manteiga de amendoim, me deu um livreto promocional da Amendocrem, com várias receitas. Deve ter sido publicado há uns 40 anos. Mas como diz o ditado: "Quem guarda, tem."

2 gemas
1 lata de creme de leite
1/2 xíc de açucar
1/2 xícara de manteiga de macadâmia
Bater bem as gemas na batedeira. Acrescentar os demais ingredientes, sem parar de bater. Colocar a tigela no freezer. Quando as bordas começarem a congelar, levar rapidamente à batedeira novamente e voltar para o freezer. repetir o procedimento até que todo o sorvete esteja firme, mas não duro. Tampar bem a tigela e manter no freezer ou congelador.
Eu servi o sorvete com os cookies de nozes. Huuummm! Pena que rende pouco, 4-6 porções. Matilde, que é a sorveteira do grupo (ela comprou até um máquina de sorvetes), que se cuide!

Foi isso. Até o próximo.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aproveitando as sobrinhas de arroz

Bom, isso na teoria. Porque, para falar a verdade, eu fiz mais arroz que o usual no almoço, de propósito, só para sobrar mesmo. De qualquer maneira, fica aí a idéia. Também dá pra aproveitar aquelas outras sobrinhas que estão lá na geladeira, so esperando uma inspiração...

4 xíc de arroz cozido
2 ovos
1/2 xíc leite
Orégano
200g mussarela fatiada
200g presunto fatiado
Parmesão ralado
Misture o arroz, os ovos, o leite, o orégano. Espalhe metade desta mistura em um pirex untado com manteiga. Por cima, arrume as fatias de mussarela e de presunto. Cubra com o restante da mistura de arroz. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por aprox. 20 minutos.

Viu só? Não doeu nada! Rápido e fácil. Ideal para aqueles dias que voce está cansada, sem vontade de ficar horas em pé na cozinha, dando tratos à bola sobre o que fazer para o jantar. Só acho que poderia ter acrescentado 1 a 2 ovos a mais, mas ficou bom.
Aqui com meus botões, já me vi variando a receita: frango desfiado, moquequinha de camarão no lugar do presunto. Outros tipos de queijo, ou até um 4 queijos, também caem bem, não?
Ah, já ia esquecendo. Essa receita eu achei nuns recortes de uma revista antiquiquérrima. Acho que era uma finada Cláudia Cozinha, mas não tenho certeza, não. 

terça-feira, 6 de julho de 2010

Festa do Pijama

Este último fim de semana foi prá lá de agitado! Meus pais e meu tio vieram do Rio para uma visitinha rápida, ániversário do maridão e festinha de aniversário da filhota caçula. Ela fez 10 anos e me pediu uma festa do pijama com as 5 melhores amigas. Veja o resultado:

Mesa das crianças: Bolo da Cake e Cia, palha italiana e biscoitinhos de queijo da Matilde, salsicha na massa folhada, mini hamburguer, brigadeiros preto e branco de colher, balas e doces.








Mesa dos adultos: Palitinhos Caprese (mussarela de búfala, tomatinhos cereja, azeitona preta e manjericão), Camembert com torradas, Patê de pimentão vermelho com mini pães árabes, Socol, um tipo de embutido típico da região serrana do ES
Seis meninas, em suas camisolas e pijamas, se divertindo com os doces.

Mais algumas fotos aqui.